Nos dias 23 e 24 de julho, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) recebe parte da programação da 13ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil.
Com o tema “Tudo sobre o cinema coreano”, esta edição da mostra traz filmes que refletem as tendências na Coreia e que abordam direitos humanos, meio ambiente e mudanças na sociedade.
No MIS, serão realizadas duas sessões seguidas de bate-papo com os diretores dos longas exibidos. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.
Confira, abaixo, a programação, no MIS, da 13ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil:
23.07, às 19h | Auditório MIS
Os meninos
(The boys, dir. Chung Ji-young, 2023, Coreia do Sul, 16 anos, 124 min)
Em 1999, um roubo e um assassinato ocorrem em um pequeno supermercado rural. Os três meninos do bairro são acusados de homicídio e enviados para a prisão sem saber de nada. Dezesseis anos depois, Yoon Mi-sook e os rapazes, que foram as únicas testemunhas do homicídio, regressam ao local do crime.
Sobre o diretor
Chung Ji-young é o mais representativo roteirista-diretor da indústria cinematográfica coreana na década de 1990. Ele aperfeiçoou suas habilidades de direção trabalhando como assistente de direção de ‘Kim Soo-yong’.
24.07, às 19h | Auditório MIS
Nossa estação
(Our season, dir. Yook Sang-hyo, 2023, Coreia do Sul, 12 anos, 105 min)
No terceiro aniversário de sua morte, “Bok-ja” recebe um intervalo de três dias do céu. Ela desce à terra com o “Guia”, que está iniciando no trabalho, e explica as regras que ela deve seguir.
A emoção de ver sua filha, uma professora em uma universidade prestigiada nos Estados Unidos, da qual ela se orgulha muito, não dura tanto. Bok-ja fica surpresa ao descobrir que sua filha “Jin-ju”, que voltou para sua casa rural, está administrando um restaurante de comida caseira.
Alheia à decepção e às frustrações de sua mãe, Jin-ju começa a lembrar das receitas de sua mãe com sua melhor amiga “Mi-jin”, que vem visitá-la. Enquanto Jin-ju prepara os pratos familiares, antigas memórias da mãe e da filha vêm à tona.
Sobre o diretor
O diretor Yook Sang-hyo tem trazido risos calorosos e emoções profundas ao contar, de forma hábil, as histórias dos marginalizados ao nosso redor através de várias obras.
Em particular, o filme “Inseparable bros”, lançado em 2019, narrou a história de dois homens que não eram parentes de sangue, mas viveram como família por vinte anos, tocando profundamente os espectadores. Agora, Yook Sang-hyo está pronto para se conectar novamente com o público com o longa “Nossa estação”.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.