Durante operação impacto, na manhã dessa sexta-feira (26), uma equipe da polícia ambiental realizou fiscalização conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté, pelo bairro Chácara Silvestre, afim de verificar uma denúncia de maus-tratos.
No local foi realizado contato com o tutor do cão, questionado, o qualificado informou que possui um cão da raça Pit Bull, e que o recolheu da rua para sua residência.
O animal estava mantido em local com más condições sanitárias havendo muita sujeira proveniente de seus dejetos. Ainda, encontrava-se magro com baixo escore corporal, com água insuficiente no momento da fiscalização e sem alimentação disponível.
Após análise do local e das condições de saúde do animal in loco, a Médica Veterinária do CCZ, emitiu laudo veterinário atestando que o Cão estava em situação de maus tratos. Cabe salientar que o autor fora fiscalizado pelo CCZ em anos anteriores pelos mesmos fatos sendo que em outras datas foi notificado e autuado por órgão competente da Prefeitura de Taubaté pela mesma conduta.
Pela Polícia Ambiental foi elaborado em desfavor do autor, auto de infração ambiental no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), por praticar ato de maus tratos.
A ocorrência foi apresentada no 1°DP de Taubaté, após ciência dos fatos o Delegado de Plantão ouviu as partes e elaborou BOPC. O autor dos fatos permaneceu à disposição da autoridade de Polícia Judiciária.
O animal foi recolhido pelo centro de Zoonoses, ficando a disposição do referido órgão para serem tomados os cuidados veterinários necessários para a recuperação do animal.