Nesta terça-feira, dia 30 de julho, foi inaugurado o Hub Coworking em Pindamonhangaba, localizado no Bosque da Princesa, com a presença de convidados e autoridades municipais. O espaço, destinado a fomentar o empreendedorismo e a inovação, foi transformado pela Prefeitura a partir do antigo prédio da biblioteca municipal.
Danilo Velloso, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, destacou a importância do projeto e explicou o processo de ocupação do espaço. “Haverá um chamamento público para que startups possam ocupar o espaço”, afirmou Velloso. O Hub conta com 24 estações de trabalho, banheiros, sala de treinamento, área administrativa, recepção e um deck para apreciação do rio Paraíba do Sul.
O espaço recebeu o nome de Eduardo Guaycuru San-Martin, em homenagem ao antigo proprietário do restaurante que funcionava no prédio, o qual também já abrigou uma casa noturna, foi sede temporária da Ferroviária, do Departamento de Cultura e, por fim, uma biblioteca. Eduardo Cunha San-Martin, filho do homenageado e representante da família, destacou a rica história do local e o trabalho de seu pai, principalmente, na área da Educação em Pindamonhangaba, expressando sua felicidade com a homenagem.
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, destacou a importância do Hub Coworking para fomentar o empreendedorismo na cidade. Ele ressaltou que o espaço é destinado a pessoas que buscam realizar projetos e sonhos, desenvolvendo iniciativas capazes de impactar positivamente a sociedade. “Este é o local para as pessoas inconformadas”, afirmou Isael.
O Hub Coworking visa impulsionar projetos e sonhos que possam impactar positivamente a sociedade. Startups interessadas poderão apresentar seus projetos para seleção, com um grupo de especialistas escolhendo 10 projetos para incubação, que durará um ano, com dois ciclos de aceleração de seis meses, podendo ser estendida por mais um ano.