Em meio a expectativa sobre a participação do triatlo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que conta com três atletas de clubes paulistas, o fim de semana reserva muita competição para a cidade de Pirassununga, no interior paulista.
O motivo é a realização, no dia 3 de agosto, na Academia da Força Aérea, do Blue Series, com competições estaduais de triatlo e paratriatlo, além de uma etapa do nacional de aquatlo, reunindo atletas filiados à Federação Paulista de Triathlon e de outros estados também.
Estão programadas a primeira das três etapas do Paulista de Triatlo Standard, além da etapa única do Paulista de Paratriatlo.
No Standard, ou Olímpico, o atletas percorrem 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Depois da AFA, ainda estão marcadas etapas em São Pedro (13/10) e Bertioga (10/11).
No Paratriatlo, a definição dos campeões será em um evento único e que promete muita disputa. O objetivo da categoria é a inclusão de atletas com deficiência em uma modalidade vista como uma das mais desafiadoras.
O seu crescimento nos últimos anos, porém, mostra que ela é, de fato, para todos. Inscrição e registro federativo gratuitos ressaltam a preocupação da Federação com a inclusão.
O Campeonato Paulista de Triatlo tem foco nos atletas amadores e é composto por provas oficiais que somam pontos ao ranking.
Neste ano estão previstas disputas de Triatlo, Duatlo, Aquatlo e Paratriatlo. Em 2024, o Paulista será, mais uma vez, o maior campeonato estadual do país, com 9 campeonatos diferentes, disputados em 16 etapas distribuídas por 9 cidades, incluindo a capital, Grande São Paulo e interior.
Vale lembrar que apenas atletas federados pontuam no Campeonato Paulista. Mas todos podem se federar, independente do seu nível técnico.
O campeonato é feito também para ser acessível e inclusivo, e uma porta de entrada para o esporte, contando com distâncias diversas e até mesmo etapas infantis de triatlo e duatlo já a partir dos 8 anos de idade.
Seletiva Mundial de Aquatlo
O sábado ainda reserva a segunda das cinco etapas do Circuito Brasil Super Series de Aquathlon, que servirá como seletiva para o Mundial de 2025, programado para Pontevedra, na Espanha.
Está prevista a prova de Aquatlo Standard Sunset (750 m de natação + 5km de corrida), com largada no sábado à tarde, pegando o pôr do sol.
Mais informações no site oficial, www.triathlonsp.org.br