Pindamonhangaba recebe atividade da Jornada do Patrimônio

Recuperando a memória sobre as ferrovias de São Paulo, evento abre as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico

Armazém da Lagoa na Praça 7 de Setembro
Armazém da Lagoa na Praça 7 de Setembro. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.

Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.

“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Programação em Pindamonhangaba

🛤️ Local: Armazém da Lagoa (galpão da Central do Brasil – Praça 07 de Setembro)
🗓️ Data: Dia 3 de agosto de 2024
🕰️ 9h às 16h30 – 8º encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista
🎭 14h30 – Esquete – Estação Memórias – Um pouco da história da Estrada de Ferro
🏚️15h – Tour histórico pelos Patrimônios centrais
🎼 16h – Wagner Muzak – espetáculo musical, 100% autoral, no mais puro estilo “música regional”, no formato voz e violão.
🥁 17h – Maracatu

Botão Voltar ao topo