Na madrugada do domingo, 4 de agosto, por volta das 2h, a Secretaria de Segurança Pública de Pindamonhangaba registrou um caso de vandalismo em um prédio público no Alto Cardoso. As câmeras de segurança detectaram a invasão e a Guarda Civil Municipal (GCM), que realizava patrulhamento preventivo na área central, foi acionada.
Durante o deslocamento, a equipe recebeu a confirmação de que se tratava de três indivíduos pichando as paredes do antigo prédio da Merenda Escolar. Ao chegar ao local, os agentes avistaram os suspeitos pulando o muro do prédio e iniciaram uma breve perseguição, conseguindo deter dois dos três envolvidos. O terceiro suspeito conseguiu fugir.
Foram detidos, um homem e uma mulher de 18 anos. Segundo informações da GCM, o rapaz confessou o delito e, em sua mochila, foi encontrada uma lata de spray preta em sua mochila, usada para a pichação.
Ambos foram conduzidos ao plantão policial de Taubaté para as demais providências. O caso destaca a eficácia do monitoramento de segurança na prevenção e combate a atos de vandalismo.