publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Centro de Operações de Paz das Forças Armadas capacita civis

Os 31 estagiários presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre o ambiente de trabalho multidimensional, no qual estão sendo preparados para atuar.

Os 31 estagiários presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre o ambiente de trabalho multidimensional, no qual estão sendo preparados para atuar. (Foto: CCOPAB)

No dia 30 de julho de 2024, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu a segunda jornada presencial do Estágio de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP). O evento contou com uma série de palestras focadas no funcionamento e estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase em seus componentes militar, policial e civil.

Os 31 estagiários presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre o ambiente de trabalho multidimensional, no qual estão sendo preparados para atuar. Entre os palestrantes estavam o General de Divisão Affonso da Costa, ex-Comandante do Componente Militar da MONUSCO (Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo); Major Mota, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e ex-integrante do Componente Policial da UNMISS (Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul); Dra. Eduarda Hamann, Coordenadora-Geral da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ); e Sra. Bia Albernaz, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Capacitação Inédita e Abrangente
Realizado entre os dias 22 a 26 de julho de 2024 na modalidade EAD e de 29 de julho a 2 de agosto de 2024 de forma presencial nas instalações do CCOPAB, o ECCOP é uma iniciativa inovadora destinada a capacitar civis com curso superior interessados em ingressar na ONU. O curso proporciona um entendimento abrangente da estrutura e funcionamento das Operações de Manutenção da Paz, das Missões Políticas Especiais e das Equipes de País das Nações Unidas.

Relevância e Importância do ECCOP
O ECCOP visa não apenas capacitar civis, mas também aumentar a representatividade brasileira na ONU. Em 2017, um relatório da Assembleia Geral (A/72/123) revelou que dos 39.651 civis trabalhando no Secretariado da ONU, apenas 173 eram brasileiros, representando apenas 0,44% do total. Além disso, dos 97.891 funcionários das agências, programas e fundos da ONU, apenas 719 eram brasileiros, o que corresponde a 0,73%.

Sobre o CCOPAB

Fundado em 2010, o CCOPAB, também conhecido como Centro Sergio Vieira de Mello, tem como missão preparar militares, policiais e civis brasileiros e estrangeiros para participarem de missões de paz em âmbito internacional. Com uma infraestrutura moderna e instrutores altamente qualificados, o centro tem se destacado pela excelência na formação de profissionais para operações de paz, sendo frequentemente elogiado por organismos internacionais e parceiros estratégicos. O CCOPAB é reconhecido como um centro de excelência, refletindo o compromisso do Brasil com a promoção da paz e segurança global.

Botão Voltar ao topo