publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vendas do Dia dos Pais devem crescer 6% na região

As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 6% em agosto, mês do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região).

A projeção reflete o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 5,36 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008.

Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação, já que em agosto de 2023, as vendas do varejo na região exibiram alta de 7,2% em relação a 2022.

Na avaliação do Sincovat, cinco atividades podem ser mais impactadas pelo Dia dos Pais: perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados.

“As expectativas otimistas estão baseadas, principalmente, no desempenho recente do varejo da região. Nos primeiros 4 meses deste ano, as vendas cresceram 7,7% – recorde histórico.

O mercado de trabalho segue gerando vagas com carteira assinada, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir e de acessar o mercado de crédito, além da queda da inadimplência nos últimos meses”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é a primeira data comemorativa deste segundo semestre, mas o seu impacto sobre o varejo é menor quando comparado ao Dia das Mães ou Namorados.

“Normalmente é uma data de menor repercussão, mas não deixa de ser importante para o comércio. Muitos filhos e esposas saem às compras e a procura por presentes como camisas, sapatos, perfumes, itens esportivos e ferramentas é grande. Acreditamos em um tíquete médio de R$ 170”, explica Dan.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Presentes com preços atrativos – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de junho.

Com base nas informações da pesquisa referentes à Região Metropolitana de São Paulo, mas que podem ser replicados para a região do Vale do Paraíba, o Sincovat fez um levantamento para saber quais dos itens preferidos na hora de presentear ficaram mais baratos ou mais caros em relação ao Dia dos Pais do ano passado.

A boa notícia para os filhos é que grande parte dos itens preferidos na hora de presentear ficou mais barato ou o preço subiu abaixo da inflação geral, que foi de 4,18%.

Registraram queda nos preços o televisor (-1,88%); computador pessoal (-1,10%), sapato masculino (-1,30%) e a calça comprida masculina (-0,08%). Ainda no segmento de vestuário, subiram abaixo da inflação geral a camisa/camiseta masculina (+1,74%) e a bermuda masculina (+3,60%).

A joia, opção de presente de maior valor agregado, ficou apenas 0,98% mais cara. Por outro lado, os preços do perfume (+6,65%); tênis (+5,35%) e do relógio de pulso (+4,55%) subiram acima da média geral.

Os filhos que optarem por levar o pai para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 3,99%, mas quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 6,79% a mais do que no ano passado.

Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+11,13%), Ônibus Interestadual (+5,10%) e Passagem Aérea (6,83%). Assim, apenas o pacote turístico (-7,55%) exibiu queda de preços no período.

Botão Voltar ao topo