FNDE e Cecampe realizam formação para gestores educacionais em Pinda

A formação teve apoio da Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba e capacitou 105 profissionais da educação. Representantes de diversos municípios vizinhos, incluindo Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, São Bento do Sapucaí e Tremembé também estiveram presentes

A formação teve apoio da Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba e capacitou 105 profissionais da educação. Representantes de diversos municípios vizinhos, incluindo Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, São Bento do Sapucaí e Tremembé também estiveram presentes. (Foto: Divulgação)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizaram na última sexta-feira, 2, uma formação para gestores educacionais sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas. A atividade ocorreu no município de Pindamonhangaba/SP.

A formação teve apoio da Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba e capacitou 105 profissionais da educação. Representantes de diversos municípios vizinhos, incluindo Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, São Bento do Sapucaí e Tremembé também estiveram presentes.

O evento contou com atividades dinâmicas, como Mesas Dialogadas, que trataram dos temas “Políticas Públicas do PDDE” e “Planejamento sobre a Execução do PDDE por meio da Gestão Democrática”. As Oficinas Temáticas proporcionaram aos participantes a oportunidade de compartilhar suas experiências com o PDDE e esclarecer dúvidas sobre os processos de adesão, execução e prestação de contas dos recursos do programa. Essas oficinas foram marcadas pela interatividade e atividades práticas, utilizando jogos pedagógicos elaborados pela equipe do Cecampe Sudeste UFU.

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Coordenador Institucional do Cecampe Sudeste UFU, ressaltou o compromisso de fortalecer as políticas públicas. “Nos caminhos compartilhados com o PDDE, nossa equipe está acumulando experiências muito exitosas. São muitos os motivos para comemorar, bem como as justificativas para avançar cada vez mais. Nesse sentido, a concepção revista e atualizada das nossas ações formativas se fundamenta no respeito à trajetória, à cultura, ao convívio e à reciprocidade mútua, valorizando a diversidade, a inclusão e a interculturalidade. Seu eixo central é uma gestão democrática e de natureza dialógica”, afirmou.

Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, complementou: “Capacitar gestores educacionais é fundamental para que os recursos do PDDE sejam utilizados de forma eficiente. Eventos como este fortalecem a capacidade técnica dos profissionais, promovem a troca de experiências e contribuem para a melhoria contínua da gestão educacional em nosso país”.

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