Equipe da polícia ambiental durante atendimento de ocorrência de maus tratos, deslocou na manhã dessa terça-feira (06), até o bairro Jardim das Indústrias, em São José dos Campos.
No local, em contato com o proprietário, sendo informado sobre o teor da denúncia autorizou e acompanhou a fiscalização da equipe, que encontrou duas aves em gaiolas separadas, sendo um Periquito Australiano ave doméstica, e uma ave silvestre Periquito Tuim.
Indagado, informou não possuir autorização do órgão ambiental competente, não possuir nenhuma nota fiscal, informando que localizou a ave em uma estrada rural caída ao solo, fez a captura colocou em gaiola, pois tem gatos próximo a sua residência e que foi orientado por terceiros a cortar as penas das asas para a ave não fugir.
Pela PM ambiental foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$3 mil (três mil reais) por praticar maus-tratos a ave silvestre ao realizar o corte das penas e R$500,00 (quinhentos reais) por manter ave em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.