O Serviço Social do Comércio (Sesc), tem a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Trata-se do Sesc Mesa Brasil, que neste mês celebra 30 anos com um festival de música e espetáculos gratuitos em todo o estado de São Paulo, neste final de semana.
Artistas como Febem, Izzy Gordon, Tiê e Edgard Scandurra apresentam-se em diversas unidades no sábado e domingo (10 e 11/08/2024).
Além destes shows musicais, a programação contém atrações para todas as idades, com espetáculos de teatro, dança e circo.
O evento, com mais de 80 apresentações artísticas acontece em unidades da capital, interior e litoral de São Paulo, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a fome e promover a arrecadação de alimentos não perecíveis. Isso porque, paralela às atividades, o Sesc SP abre seus espaços para receber as doações.
Na unidade do Sesc Taubaté, dois espetáculos fazem parte da programação do Festival Sesc Mesa Brasil. O primeiro, “Os Escafandristas”, do dramaturgo Vinícius Piedade, acontece neste sábado (10/8).
Nele, os atores de um renomado grupo de teatro se reúnem após um longo hiato para planejar um novo trabalho, mas o que poderia ser um reencontro promissor acaba de forma surpreendente.
No domingo (11/8), é a vez do espetáculo infantil “Lolo Barnabé”, com a Damião Cia de Teatro. A peça narra a vida de Lolo, um homem criativo que viveu na época das cavernas.
Ele se casou com Brisa, e juntos tiveram um filho, Finfo. Insatisfeitos com sua caverna, começaram a inventar formas de melhorar sua vida. No entanto, o excesso de invenções trouxe problemas, gerando uma reflexão sobre consumo, afeto e convivência familiar e social.
Todos os alimentos arrecadados nos meses de agosto e setembro serão destinados a instituições sociais atendidas pelo programa Mesa Brasil.
Neste período, o Sesc também vai oferecer cursos, oficinas e bate-papos gratuitos em diversas unidades, abordando a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas no manejo de alimentos e técnicas culinárias.
Programação dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil
Trinta anos após sua criação, o programa Sesc Mesa Brasil se mantém necessário, especialmente com o Brasil de volta ao Mapa da Fome, ocupando o 63º lugar e um percentual de 15,5% da população (33,1 milhões de pessoas) em insegurança alimentar grave – segundo o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), apoiado pelo Sesc São Paulo.
A iniciativa evita o desperdício e fortalece a responsabilidade social nas empresas que doam, e permite a manutenção de vários projetos parceiros.
Mais de 1.200 instituições sociais estão cadastradas e recebem as doações do programa, em 102 cidades no estado. Somente em 2023, quase 6 mil toneladas de alimentos foram distribuídas.
Diante dessa realidade, a partir de agosto, o Sesc São Paulo promove uma série de ações gratuitas que marcam os 30 anos do Sesc Mesa Brasil, para chamar a atenção e promover a reflexão sobre a fome e desperdício de alimentos, com destaque para o Festival Sesc Mesa Brasil e para Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil, realizado no dia 6 de agosto, no Sesc Belenzinho, resultado da parceria do Sesc com The Global FoodBanking Network (GFN), com a participação da Harvard Law School.
O público terá acesso também, nos meses de agosto e setembro, a cursos, oficinas e bate-papos gratuitos que, até então, eram voltados apenas às instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil e empresas doadoras.
São ações educativas que tratam da importância da alimentação adequada e saudável; boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos; além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos.
Essas ações acontecem na capital e Grande São Paulo, nas unidades Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Mogi das Cruzes, Osasco e Santo André; e, no interior e litoral, nas unidades Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.
Programação completa em sescsp.org.br/sescmesabrasil30anos
Sobre o Sesc Mesa Brasil
Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Sesc Mesa Brasil une empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício.
O programa é formado por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos que perderam o valor comercial, mas que estão próprios para o consumo, e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar.
A segunda é de caráter educativo e promove cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.
Em São Paulo, o programa conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil – CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.
SERVIÇO
Festival Sesc Mesa Brasil
Dias 10 e 11 de agosto.
A doação de alimentos não perecíveis pode ser realizada nas unidades do Sesc São Paulo.
Programação completa em sescsp.org.br/festivalsescmesabrasil
O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000