O Jacareí Rugby inicia neste sábado (10) sua caminhada no Hexagonal Final do Campeonato Brasileiro 2024.
Classificado em segundo lugar no Grupo B, os jacarés enfrentam a Poli, às 14h, no primeiro duelo da fase final em São Paulo/SP, no CepeUSP.
Além deste jogo, a equipe jacareiense enfrentará outros quatro adversários até o dia 21 de setembro em busca de uma vaga na decisão da competição.
Na primeira fase da competição, o Jacareí somou 19 pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas.
Uma campanha mais modesta em relação ao ano de 2023, quando garantiu seis vitórias nos seis primeiros jogos e a melhor campanha da primeira fase. Em 2024, os jacarés foram os segundos no Grupo B e conseguiram a quarta melhor campanha da competição.
Pela frente, além da Poli, o Jacareí Rugby enfrentará o Farrapos/RS em casa no dia 17 de agosto, o Pasteur/SP fora de casa no dia 31 de agosto, o Joaca/SC fora de casa no dia 14 de setembro e o SPAC em casa no dia 21 de setembro.
Ao todo serão dois jogos em casa e três fora, em razão de ter ficado com a segunda melhor campanha do grupo. Em 2023, o clube fechou o torneio com a 3ª posição, com o Pasteur vencendo a Poli na decisão.
– A expectativa do grupo para essa fase final de campeonato é das melhores. Passamos de tudo durante a temporada, bons e maus momentos, mas aprendemos com eles.
Chegamos no hexagonal em igualdade com todas equipes e com um bom entendimento tático. Estamos preparados para as cinco finais a seguir – Felipe Silva, capitão do Jacareí Rugby.
Retrospecto contra a Poli – O Jacareí Rugby leva uma pequena desvantagem em confrontos diretos contra o time paulistano.
Até o fim de 2022, os jacarés tinham mais vitórias no duelo, mas com as derrotas recentes para o adversário, foram superados.
Atualmente, o retrospecto aponta para 10 vitórias do Jacareí e 13 da Poli, em 23 jogos. Quando o recorte traz números das 10 últimas partidas, a desvantagem fica mais acentuada. São dois triunfos do Jacareí Rugby – sendo o último deles em 2022 – e oito derrotas.
As equipes também já decidiram campeonatos em anos anteriores. O Jacareí levou a melhor na decisão do Brasileiro da 2ª Divisão em 2016, mas perdeu na final do Paulista 2017 e do Brasileiro 2022 para os politécnicos.
No CepeUSP, as equipes já se enfrentaram por nove vezes, com três vitórias do Jacareí e seis derrotas.