Durante Operação Impacto, na tarde dessa quinta-feira (16), uma equipe do Grupamento Tático Ambiental deslocou até o bairro do Macuco para averiguar uma denúncia de aves em cativeiro e posse de arma de fogo.
No local a equipe entrou em contato com o proprietário, o qual tomou ciência do teor da denúncia supramencionada, franqueou e acompanhou a fiscalização da Polícia Militar Ambiental no interior da sua propriedade e residência.
No ato desta fiscalização não foram constatados pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro.
Ele foi indagado a respeito se possuía arma de fogo e informou que sim, e acompanhou a equipe ao interior da cozinha da sua residência, onde foi localizado em um fundo falso de uma mesa 05 (cinco) armas de fogo, 01 (um) garruchão de Cal. 32, marca Boito, 01 (um) garruchão de carregar pela boca, de fabricação artesanal e 03 (três) espigadas de carregar pela boca sem marca e numeração, além de 130 munições de diversos calibres, soquetes para recarregar de munições, calibrador de munições, cinturões baleiros, recipientes contendo pólvora, recipientes contendo espoletas e recipientes contendo chumbo.
Em um dos quartos foi localizado mais 01 (uma) espingarda de carregar pela boca sem marca e numeração pendurada na parede e uma armadilha de cano de PVC utilizada normalmente para captura de animal silvestre tatu.
Foi dada voz de prisão, sendo conduzido o autor juntamente com os materiais apreendidos ao 1° Distrito Policial da Cidade de Taubaté/SP, onde a Autoridade de Polícia Judiciária, tomou ciência dos fatos e ratificou a voz de prisão arbitrando fiança no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) a qual foi paga e o autor liberado.