publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UNITAU celebra “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”

Parte interna da Capela do Pilar. (Foto: André Leite/UNITAU)

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia a Semana do Patrimônio a partir de quinta-feira (15).

O evento é resultado de uma parceria entre os projetos de extensão “A Cultura que Vale” e “Educação Patrimonial’’ e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico de Taubaté.

A abertura da semana, na quinta, dia 15, teve a mesa “Identidade de Taubaté”. A conversa mediada pela Profa. Dra. Rachel Abdala, professora da UNITAU e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio de Taubaté, contou com a participação da Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello e do Prof. Me. Benedito Ribas Assagra de Melo.

O “Revendo Taubaté” integra a programação na sexta-feira, 16 de agosto, às 16h, com a exibição de estreia da nova temporada do projeto documental.

Ao todo são seis episódios que contam a história de pontos importantes da cidade: a Rua Imaculada, a Feira da Breganha, o Complexo da CTI, o Distrito de Quiririm, a Capela do Pilar e o Mercado Municipal de Taubaté.

A iniciativa é dos produtores audiovisuais Bruno Urzua e Vanessa Toledo, sócios da Rever Produções, uma produtora independente de Taubaté, e tem o objetivo de reforçar a educação patrimonial na cidade. A série reúne depoimentos de 20 personagens, que fazem parte da história do município.

Para encerrar a programação no sábado, 17 de agosto, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, os projetos “A Cultura que Vale” e “Educação Patrimonial’’ realizam uma nova edição da “Caminhada histórica pelo patrimônio de Taubaté” a partir das 9h. Alunos bolsistas da UNITAU apresentam prédios históricos da cidade aos participantes.

“Vamos nos reunir na antiga faculdade de Filosofia e partiremos do Convento Santa Clara, que está fazendo 350 anos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Depois, seguimos para a Capela do Pilar, gerida pela Secretaria de Economia Criativa e Cultura de Taubaté e, na sequência, vamos para o Solar da Viscondessa, que foi sede da primeira reitoria da UNITAU e hoje abriga a Pró-reitoria de Extensão. A caminhada encerra com uma visita à Vila Santo Aleixo e à praça e à igreja Santa Teresinha”, conta a Profa. Dra. Rachel Abdala.

As atividades realizadas na Arquitetura UNITAU integram a semana pedagógica do Departamento, a Semau. Para participar da programação não é preciso fazer inscrição prévia.

O Departamento de Arquitetura da UNITAU fica na Praça Félix Guisard, 120, Centro. Já a concentração para a caminhada histórica acontece no campus de Humanidades, antigo prédio da Filosofia, na Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro

Botão Voltar ao topo