A poluição do ar é uma grande preocupação no mundo, pois afeta não apenas a saúde de milhões de pessoas, mas também a natureza, levando à condição de mudança climática. O Brasil é um dos países que emite uma grande quantidade de gases de efeito estufa globalmente e, portanto, torna-se muito importante para o governo brasileiro colocar um controle sobre a poluição do ar. Mas o país adotou muitas medidas eficazes para reduzir as emissões de carbono e a poluição do ar.
Promoção de fontes de energia renováveis
O principal motivo da poluição do ar são os gases de efeito estufa, que são liberados pelos combustíveis fósseis, e o Brasil é mundialmente conhecido por seus recursos de energia renovável, principalmente a energia hidrelétrica. Por isso, o governo brasileiro garantiu uma dependência mínima de combustíveis fósseis e está produzindo eletricidade de forma significativa a partir de usinas hidrelétricas. O governo brasileiro agora está se concentrando na utilização máxima de outros recursos, como energia eólica e solar. Muitos setores no Brasil, incluindo manufatura, comércio eletrônico e plataformas de jogos on-line, como a roleta online netbet, também estão investindo pesadamente em fontes renováveis de energia, como a energia solar, para executar suas operações. O governo também introduziu várias políticas relacionadas a projetos de energia renovável que efetivamente usam energia limpa e reduzem a poluição do ar.
Implementação de padrões rigorosos de emissão de veículos
Outra fonte importante que contribui para a poluição do ar é a emissão de veículos, especialmente em áreas urbanas. Para lidar com esse problema, o Brasil implementou regras rígidas sobre as emissões dos veículos. O programa PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), administrado pelo governo brasileiro, estabelece um limite para a quantidade de poluentes que um veículo pode emitir. Esse programa é atualizado com o tempo para manter o controle da poluição do ar. O Brasil também substituiu a gasolina por um combustível de queima limpa, o etanol, que é produzido a partir da cana-de-açúcar, que é abundante no Brasil.
Controle de emissões industriais
É difícil imaginar o desenvolvimento sem indústrias, mas elas estão entre as principais fontes de poluição do ar, restringindo o desenvolvimento sustentável do país. Para lidar com os poluentes liberados pelas usinas de energia e refinarias e manter o ar limpo, o Brasil implementou várias regulamentações. O governo inclui a instalação de filtros e purificadores em plantas industriais para que os poluentes fiquem presos antes de serem liberados no meio ambiente, e também introduziu o conceito de tecnologia mais limpa. O governo brasileiro também criou uma política sobre mudança climática que trata da redução da poluição do ar proveniente de fontes industriais.
Promoção do reflorestamento e de espaços verdes
Uma maneira natural de melhorar a qualidade do ar é o reflorestamento, pois as florestas absorvem dióxido de carbono e outros poluentes e liberam ar fresco. O Brasil foi presenteado com um dos ecossistemas mais importantes do mundo, que é a Floresta Amazônica, mas o corte de árvores levou a um aumento da poluição do ar e à perda da floresta. Para resolver o problema, o Brasil lançou várias iniciativas de florestamento para restaurar as terras e expandir a vegetação, o que ajuda a preservar a biodiversidade e a regular o clima.
Avanço dos sistemas de transporte público urbano
O transporte público é uma técnica eficaz para reduzir os poluentes atmosféricos emitidos por veículos particulares, portanto, melhorar o transporte público ajudará a reduzir a poluição atmosférica relacionada ao tráfego. Várias cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, introduziram o avançado sistema BRT, que reduz o tempo de viagem e as emissões dos veículos particulares. O Brasil também está trabalhando no transporte público elétrico, como ônibus e trens, o que reduzirá a quantidade de poluição liberada pelo setor de transporte.
Fortalecimento do monitoramento da qualidade do ar e da conscientização pública
O Brasil investiu na modernização de sua rede de monitoramento da qualidade do ar para obter dados precisos e confiáveis sobre a qualidade do ar a fim de analisar os problemas relacionados à poluição do ar e encontrar a solução para os mesmos. O país tem várias estações que medem com precisão o conteúdo de poluentes como dióxido de enxofre e ozônio no ar. Vários programas de conscientização pública, com a ajuda de várias organizações, são realizados para educar o público sobre a causa e o efeito da poluição do ar e o que pode ser feito para reduzi-la.
Palavras finais
O Brasil, um dos países mais populosos do mundo, está enfrentando os desafios causados pela mudança climática e, portanto, o governo brasileiro está estritamente comprometido com a redução das emissões de carbono. Diversas leis e esquemas foram promulgados para controlar a poluição do ar e foi dada ênfase especial ao uso de fontes de energia renováveis e ao desenvolvimento sustentável. Entretanto, o rápido crescimento da população e o desequilíbrio entre a demanda e a oferta interrompem o meio ambiente de forma adversa.