Pindamonhangaba avança no IDEB e conquista vice-liderança no Vale do Paraíba

Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques, no Mombaça, foi a melhor classificado em Pindamonhangaba

Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques (Mombaça)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador do governo federal que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, foi divulgado na última semana e trouxe boas notícias para Pindamonhangaba. O município avançou no ranking do Vale do Paraíba, destacando-se pela melhoria contínua no Ensino Fundamental, tanto na fase inicial quanto na fase final.

No Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Pindamonhangaba apresentou um crescimento significativo, elevando sua pontuação de 6,3 para 6,5. Esse avanço coloca o município na vice-liderança entre as 10 maiores cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, resultado das ações inovadoras e assertivas implementadas pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos anos. São José dos Campos lidera o ranking com 6,8 pontos, seguido de perto por Pindamonhangaba.

Entre as 41 escolas da rede municipal, a Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques (Mombaça) destacou-se com a maior média, alcançando 7,6 pontos. A Escola Isabel do Carmo Nogueira (bairro Crispim) também se sobressaiu, apresentando a maior evolução, com um crescimento de 13,85%, passando de 6,5 em 2019 para 7,4 em 2023.

IDEB – 10 maiores cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte
São José dos Campos 6,8
Pindamonhangaba 6,5
Guaratinguetá 6,4
Caraguatatuba 6,4
Jacareí 6,2
Caçapava 6,1
Taubaté 6,1
São Sebastião 6,1
Ubatuba 6,0
Lorena 5,7

Escola Isabel do Carmo Nogueira (bairro Crispim). (Foto: Divulgação)

“São muitos os desafios da educação, em especial da pública. A pandemia da Covid-19 solicitou a ressignificação urgente das práticas. Um exemplo concreto é a adequação das aulas presenciais para as plataformas online e/ou atividades impressas, diminuindo o tempo de aula e as relações estabelecidas entre os pares como as promovidas pelos encontros presenciais. E o resultado desse período evidenciou um declínio no resultado dos índices da educação em todo território nacional. Para superar as dificuldades expressadas na aprendizagem várias ações precisaram ser colocadas em prática, exigindo o trabalho sistemático de toda a comunidade escolar (profissionais da educação e famílias). Oficinas no contra-turno escolar, Projeto Mais Aprendizagem – onde se tem dois professores por sala, prioritariamente nas turmas de alfabetização, entre outras práticas. Estamos muito felizes com o avanço dos resultados de Pindamonhangaba, pois espelham o trabalho qualificado e a dedicação de todos os envolvidos. Esse resultado representa o empenho de todos os profissionais da educação, da dedicação dos professores, das equipes de funcionários e equipes de apoio, bem como é o reflexo direto dos investimentos da Prefeitura em Educação e também da participação e comprometimento dos pais, que têm acompanhado e monitorado a situação dos filhos e nos ajudam muito no processo educacional. É um grande trabalho em equipe”, destacou.

Ensino Estadual

No Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) da rede estadual, Pindamonhangaba também obteve bons resultados, com uma nota de 5,5, mantendo a vice-liderança entre as maiores cidades do Vale. As escolas estaduais Ismênia Monteiro de Oliveira (Residencial Andrade) e Eunice Bueno Romeiro (Pasin) foram as que obtiveram as melhores pontuações, com 6,9 e 6,7 pontos, respectivamente.

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O Ensino Médio do município também registrou uma pontuação positiva, com 4,6 pontos, garantindo a vice-liderança no ranking regional, ficando atrás apenas de Guaratinguetá, que alcançou 4,8 pontos. As escolas ETEC João Gomes Araújo e Escola João Pedro Cardoso foram as que mais se destacaram, com 5,9 e 5,3 pontos, respectivamente.

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