Uma leva de lançamentos importantes está chegando às concessionárias de veículos nas próximas semanas. Entre as novidades, há duas picapes renovadas – a média Volkswagen Amarok e a grande Ford F-150 -, além de uma versão inédita do Citroën C3 e o SUV grande Hyundai Palisade.
AMAROK. A linha 2025 da VW Amarok traz, principalmente, atualizações no visual e novos equipamentos. O que mais mudou (mas nem tanto) foi a dianteira, que ganhou faróis e grade um pouco mais modernos e alinhados com a dos demais carros da marca
Feita na Argentina, a Amarok não muda de geração desde o lançamento, em 2010. Assim, esse “tapa no visual” pode não ser suficiente para encarar rivais que mudaram (bem mais) recentemente, como a Chevrolet S10 e a Ford Ranger.
Na cabine, há novas cores e opções de revestimentos para os bancos. Renovada também é a central multimídia, com tela de 9 polegadas, navegador GPS e conexão com Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô, nada mudou. A Amarok 2025 mantém com exclusividade o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv (272 cv com overboost) e 59,1 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4×4 com reduzida.
Os preços também não mudaram. A versão de entrada, Comfortline, tem tabela a partir de R$ 309.990, a intermediária, Highline, sai a R$ 328.990 e a Extreme, de topo da linha, começa em R$ 350 990.
C3. Da Citroën, a novidade é a versão You do C3, a primeira da linha com motor 1.0 turbo flexível de até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque. O câmbio é automático do tipo CVT e simula sete marchas.
A nova versão, batizada de C3 You!, passa a ser a de topo e sua estreia tira de cena a com motor 1.6 de até 120 cv, que não atende as novas regras de emissões de poluentes. Segundo a marca, a novidade pode rodar até 12,8 km com um litro de gasolina e tem autonomia de cerca de 600 km.
Até o fechamento desta reportagem, a tabela do C3 You! não havia sido divulgada. Porém, o preço inicial deverá ficar abaixo dos R$ 100 mil.
Outra novidade da marca no Brasil, esta inédita, será o Basalt. Trata-se da versão do C3 Aircross com estilo de cupê.
O modelo foi mostrado ao público na semana passada, durante um evento no Rio de Janeiro. O carro será feito em Porto Real, no sul fluminense.
Porém, estava com adesivos na carroceria, para dificultar a identificação do desenho, sobretudo da traseira. Da mesma forma, a empresa não permitiu a entrada na cabine.
Embora a Citroën não confirme, o Basalt deverá ser lançado no Brasil em outubro.
PALISADE. Como parte de sua nova estratégia no Brasil, após o acordo que permitiu a separação das operações do Grupo Caoa, a Hyundai prepara o lançamento do Palisade. O SUV grande, que estreou na Coreia do Sul em 2018, tem oito lugares e pode ser encomendado.
Segundo a marca, o preço sugerido é de R$ 449.990 e as entregas começam em setembro. São 5 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura, e ótimos 2,90 m de distância entre os eixos.
Ao menos por ora, não há sinais da vinda da versão híbrida. O SUV chega com motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv de potência e 36,2 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4×4 com acionamento eletrônico.
O novo carro chega com preço bastante competitivo em relação a outros modelos para oito ocupantes. Repleto de itens de conforto e segurança, custa bem menos que o Defender 130, por exemplo, que parte de cerca de R$ 850 mil.
Já o novo Kia Carnival, que acaba de chegar ao Brasil, tem tabela em torno de R$ 650 mil. Vale lembrar que Hyundai e Kia fazem parte do mesmo grupo empresarial sul-coreano.
F-150. Lançada no Brasil há menos de um ano, a F-150 já vai mudar. Porém, assim como na Amarok, as atualizações serão leves e mais ligadas ao visual.
O motor 5.0 V8 a gasolina de 405 cv e 56,7 mkgf foi mantido. Assim como o câmbio automático de dez marchas e a tração 4×4 por demanda.
A apresentação da picapona renovada estava marcada para esta quarta-feira, 21, na sede da Ford, em São Paulo. Por isso, os detalhes a gente conta no site e na próxima edição impressa do Jornal do Carro, do Estadão.