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LinkedIn bem preenchido ajuda recrutador e quem procura por vaga

A chamada bio, que é o título que resume o seu perfil, é uma das partes mais importantes e visíveis, pois é a primeira coisa que as pessoas veem ao pesquisar sua página

A chamada bio, que é o título que resume o seu perfil, é uma das partes mais importantes e visíveis, pois é a primeira coisa que as pessoas veem ao pesquisar sua página. (Foto: Pixabay)

O LinkedIn é uma rede social corporativa, usada para conseguir emprego, vender, criar networking, mostrar seu trabalho e posicionar a marca da sua empresa. A chamada bio, que é o título que resume o seu perfil, é uma das partes mais importantes e visíveis, pois é a primeira coisa que as pessoas veem ao pesquisar sua página. Já o resumo do seu perfil, a seção “sobre”, costuma ser a primeira informação que os recrutadores olham.

Ambas as descrições desempenham um papel fundamental, criando uma primeira impressão positiva e destacando suas qualificações para possíveis conexões profissionais.

O gerente editorial do LinkedIn na América Latina e Espanha, Rafael Kato, explica que um perfil 100% preenchido alcança mais visualizações e pedidos de conexão. Então, diz ele, além de título e resumo é importante completá-lo com uma boa foto, com informações sobre instituições de ensino, suas habilidades e a trajetória profissional. “Isso garante uma apresentação completa e atraente, aumentando suas chances de ser notado e ter mais oportunidades relevantes na rede”, afirma.

COMO CRIAR. “Para criar uma bio de qualidade, é essencial ter um momento de reflexão para entender aonde você quer chegar, e ser sincero sobre suas habilidades”, diz Pedro Pavanato, especialista em conteúdo de LinkedIn na Motim, consultoria especializada em aceleração de reputação.

Para preencher a bio, o ideal é ser conciso, utilizando palavras-chave estratégicas que estejam alinhadas com a profissão ou o cargo que o profissional deseja alcançar.

Essa seção não só indica o cargo e empresa atual, mas nela também é possível destacar as principais habilidades, áreas de especialização, facilitando a busca por recrutadores interessados nessas áreas. Por exemplo: “Gerente de vendas, entusiasta do desenvolvimento e liderança de equipes de alta performance”. Além disso, use palavras-chave relevantes para indicar sua área de atuação. Uma bio otimizada por palavras-chave relevantes aumenta suas chances de ser encontrado em pesquisas dentro do LinkedIn ou, até mesmo, nos mecanismos de busca, como o Google.

“É importante usar palavras-chave que descrevam suas habilidades e áreas de atuação. Elas ajudam os recrutadores a encontrar seu perfil durante as buscas e aumentam sua visibilidade”, explica Pavanato.

RESUMO. Após ter escrito uma boa biografia, o próximo passo é pensar em um resumo que ofereça uma visão mais detalhada de suas habilidades e experiências. No entanto, é importante não repetir informações que já estejam presentes em outras partes do perfil. O “sobre” é o campo ideal para um resumo atrativo de toda a trajetória profissional, com uma narrativa mais autêntica e humanizada.

Os profissionais podem incluir sua trajetória, objetivos, projetos, trabalho voluntário e pontos fortes. Vale lembrar que habilidades comportamentais são tão importantes quanto as técnicas. Para um profissional em início de carreira, como um programador sem muita experiência, é essencial listar as tecnologias que conhece. Por exemplo: “Sou um programador back-end com conhecimento em Java e Python. Já para um jornalista esportivo, deve-se incluir termos relacionados aos esportes de preferência”, exemplifica Pavanato.

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