publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc São José apresenta teatro que aborda o universo do samba

(Foto: Roniel Felipe)

Dia 24 (sábado), às 20h, sob a direção de Ana Cristina Colla, o ator e criador Edu de Maria apresenta no Sesc São José dos Campos o espetáculo “Uji O Bom da Roda.

Ingressos à venda online em sescsp.org.br/sjcampos e pelo app Credencial Sesc SP; e nas bilheterias da rede Sesc SP.

Contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), na categoria Produção e Circulação de Espetáculo Inédito, o espetáculo foi concebido a partir das próprias memórias afetivas de Edu Maria e de suas pesquisas sobre o universo do samba (mestrado e doutorado), que são alinhavadas às vivências nas rodas, aos bate papos com sambistas e à experiência do intérprete como cantor, compositor e músico.

A montagem, que conta com os músicos Anabela Leandro, Roberto Amaral e Xeina Barros, traz à cena três personagens: o trabalhador urbano Cícero, uma sambadeira e um sambador e, traz à roda de samba a técnica da mimesis corpórea, linha de estudo desenvolvida pelo Lume Teatro (Campinas-SP), que se estrutura na observação, na codificação e na memorização de ações físicas e vocais de pessoas reais encontradas no cotidiano.

A história, no entanto, não é linear. O ponto de partida do espetáculo está relacionado à chegada de Cícero, um jovem trabalhador urbano com antepassado marcado pelos batuques. Aos poucos, ele vai se deparando com memórias e vai apresentando-as ao público.

A partir dessas lembranças, surgem outros personagens, como a sambadeira, que representa as várias sambadeiras com as quais o ator se encontrou no Recôncavo Baiano; e um sambador, que para ele é um avô, mas que se configura nos velhos mestres que tocam, compõem e cantam nas rodas. Essas três figuras são as responsáveis por costurar a trajetória do espetáculo.

A apresentação acontece na Convivência. Os ingressos custam entre R$12,00 e R$40,00 Classificação indicativa 12 anos.

Botão Voltar ao topo