Estão abertas as inscrições do edital 2025 do Programa Ciência Diversa, iniciativa promovida pelo Instituto Embraer e que incentiva a formação educacional de grupos sociais sub-representados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM ou STEM, na sigla em inglês).
“Da mesma maneira que a inovação pode ser combustível para o crescimento econômico do país, a diversidade pode impulsionar a cultura da inovação. Essas são as premissas por trás do Programa Ciência Diversa, que se soma a outras iniciativas da companhia com o objetivo de trazer oportunidades a grupos sub-representados”, diz André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
Em sua quarta edição, o Ciência Diversa escolherá projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos de todo o Brasil que beneficiem, no mínimo, 70% de mulheres, pessoas autodeclaradas pretas e pardas, pessoas da comunidade LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência (PCD).
As instituições escolhidas vão receber até R$ 200 mil para desenvolver seus respectivos projetos. Amplitude do público favorecido, potencial de transformação na realidade desse público, originalidade e capacidade de continuidade após a finalização do aporte do Instituto Embraer serão critérios observados durante a escolha das propostas.
As OSCs interessadas devem se inscrever até 27 de setembro pelo site: www.institutoembraer.org.br . O resultado da seleção será divulgado em dezembro de 2024.
Sobre o Instituto Embraer
Criado em 2001, o Instituto Embraer nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente à educação. Além de manter dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.