O lucro líquido da Huawei Technologies aumentou no primeiro semestre, graças às fortes vendas de smartphones e ao crescimento robusto em seu negócio de automóveis. O lucro líquido subiu para 54,9 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 7,70 bilhões, acima dos 46,6 bilhões de yuans de um ano atrás, de acordo com os números divulgados pela empresa de capital fechado nesta quinta-feira.
Já a receita aumentou 34% no primeiro semestre, para 417,5 bilhões de yuans, em relação a igual período do ano passado.
A Huawei foi a segunda maior vendedora de smartphones na China, o maior mercado de smartphones do mundo, no segundo trimestre, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado International Data Corp. A chinesa reconstruiu nos últimos meses sua participação no mercado de eletrônicos e computação em nuvem, gravemente prejudicados pelas sanções dos EUA que limitaram acesso a semicondutores avançados.
No balanço, a Huawei informou que seus negócios de soluções automotivas inteligentes e de consumo também cresceram rapidamente durante o período, em meio a colaboração com montadoras, usando sua vantagem na tecnologia de condução autônoma e no sistema de software para automóveis. Na terça-feira, a BYD anunciou que unirá esforços à Huawei para lançar tecnologia de direção autônoma em seu modelo SUV off-road Bao 8 no final deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.