A Volkswagen confirmou a produção de três carros inéditos em São Paulo. Dois serão feitos na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, e um em Taubaté, no interior do Estado. Segundo informações da companhia, esses produtos são resultado de investimentos de R$ 13 bilhões anunciados na sexta-feira passada. O aporte faz parte dos R$ 16 bilhões que a empresa promete investir no País até 2028.
Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, do Estadão, um desses modelos será um SUV compacto, cujo visual pode ser conferido nas projeções feitas pelo designer Kleber Silva, da KDesign, que ilustram essa reportagem. Embora a VW não tenha revelado detalhes, há algum tempo circulam rumores no mercado de que o utilitário de entrada seria um substituto para o Gol, que saiu de linha em 2022.
O novo carro, que deverá ser feito em Taubaté, será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross. Uma das apostas é de que ele seja fruto de uma parceria com a Skoda, marca tcheca que também faz parte do Grupo VW. Seja como for, a empresa informa que o carro vai ser desenvolvido no Brasil.
NOVA PLATAFORMA
Nas opções de entrada, o motor deverá ser o 1.0 turbo com potência de até 116 cv, igual ao da linha Polo. O preço inicial ficaria na casa dos R$ 100 mil.
Além dos novos carros, a VW anunciou que a fábrica de São Carlos, também no interior paulista, fará um novo motor para os futuros sistemas híbridos de seus modelos. Esse dispositivo vai equipar os veículos feitos a partir da nova plataforma da marca, descrita como “tecnológica, flexível e sustentável”. O projeto é conhecido como MQB Hybrid.
Os dois modelos com produção na fábrica da Anchieta serão híbridos. Segundo informações da Autoesporte, esses carros já são vendidos no mercado chinês com os nomes de Tayron e Tayron X
Esses carros deverão substituir Taos e Tiguan, respectivamente, e são oferecidos com carrocerias SUV e SUV cupê, assim como é de praxe na Audi, por exemplo. Nesse caso, é possível que a produção do Taos na Argentina seja interrompida, ou até encerrada.
Lançado em 2018, o Tayron deve ganhar segunda geração em breve. Na China, tem motor 1.5 TSI de ciclo Miller, que pode atuar em conjunto com outro elétrico. Atualmente, a marca utiliza o 1.4 TSI em seus conjuntos híbridos.
É possível que o Tayron TSI venha ao Brasil com sistemas híbrido leve e híbrido plug-in. A primeira tem 48 volts, com 160 cv e 25,5 mkgf. Na PHEV, oferecida no mercado europeu, são 204 cv ou 245 cv.