Faltando menos de um ano para a primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, a entidade esportiva compartilhou um vídeo em suas redes sociais explicando mais detalhes sobre a competição. Sediado nos Estados Unidos, o torneio terá 29 dias de duração, com a primeira partida agendada para 15 de junho.
Com um formato similar ao que era adotado pela Copa do Mundo FIFA, o Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos por 32 times, os quais serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada. Após a fase de grupos, os dois primeiros colocados de cada grupo se qualificam para as oitavas de final, dando início a fase de mata-mata da competição.
O torneio, cuja promessa é “coroar o verdadeiro campeão mundial”, já está despertando a atenção dos torcedores, e tem o potencial de alavancar o mercado de apostas esportivas em 2025.
Confira os clubes classificados
Entre as 32 vagas disponíveis, 30 equipes já garantiram participação na edição inaugural do torneio. Na América do Sul, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os respectivos campeões da Copa Libertadores de 2021, 2022 e 2023, são os representantes brasileiros classificados. Além disso, os argentinos River Plate e Boca Juniors também foram qualificados devido às suas posições no ranking da Conmebol.
Na Europa, são 12 clubes qualificados, Chelsea, Manchester City, Real Madrid, Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Juventus, Porto, Benfica, PSG e RB Salzburg. O restante das vagas já preenchidas incluem quatro equipes da África, Al-Ahly, Espérance, Mamelodi Sundowns e Wydad Casablanca; quatro times da América do Norte, Pachuca, Monterrey, Seattle Sounders e León; três equipes da Ásia, Al-Hilal, Al Ain, Ulsan Hyundai e Urawa Red Diamonds, e por fim, um clube da Oceania, o Auckland City.
Além disso, restam duas vagas a serem definidas. Uma delas será destinada ao país-sede do evento, os Estados Unidos, e a outra vaga irá para a América do Sul. Três clubes brasileiros, Botafogo, São Paulo e Atlético-MG, seguem com chances de classificação caso vençam a Copa Libertadores 2024. Dois deles, Botafogo e São Paulo, irão se enfrentar já nas quartas de final do torneio.
Premiações multimilionárias
Oficialmente, a FIFA ainda não divulgou os valores exatos das premiações para as equipes que irão participar do Mundial de Clubes. No entanto, a imprensa internacional noticiou que essa gratificação deverá alcançar cerca de 50 milhões de euros, aproximadamente 300 milhões de reais na cotação atual.
Esse valor expressivo indica o peso que a entidade planeja dar ao torneio, com a expectativa de obter um retorno similar ao da Copa do Mundo FIFA. Para viabilizar essas premiações multimilionárias, a FIFA pretende assinar um contrato bilionário de exibição do torneio, e comercializar dezenas de cotas de patrocínio.
Controvérsias e alterações no calendário
Uma das grandes controvérsias acerca do novo formato adotado pelo Mundial de Clubes é em relação ao calendário. No exterior, técnicos e dirigentes de clubes da Espanha e da Itália manifestaram apreensão em como incluir o torneio na agenda carregada das equipes.
No Brasil, o cenário também é complicado. Caso a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decida paralisar as competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, por um período de 30 a 40 dias, as partidas adiadas dificilmente conseguiriam ser remarcadas até o final da temporada, em dezembro. Em contrapartida, manter os jogos durante o Mundial de Clubes obrigaria Palmeiras, Flamengo e Fluminense a competir nos torneios nacionais com equipes alternativas e jogadores da base.
Até o momento, a CBF ainda não divulgou seu calendário para 2025 e as possíveis alterações necessárias para acomodar as datas do Mundial de Clubes.