O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo será a próxima competição do calendário nacional, de sexta-feira a domingo (13 a 15/9), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
O Campeonato, que é a porta de entrada para a seleção brasileira e as disputas internacionais no atletismo mundial, recebeu a inscrição de 836 atletas (472 masculino e 364 feminino), de 154 clubes, de 23 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal.
Os três dias de disputas serão mostrados ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A competição abre às 8 horas de sexta-feira (13/9), com os 100 m do decatlo. Serão duas etapas por dia, a última delas no domingo (15/9), fechando às 15:20, com a disputa do lançamento do dardo feminino.
Estão com inscrições confirmadas em Recife um bom time feminino, com Edimara Alves de Jesus (EMEF Benônio Falcão Gouvêa-ES), Hakelly de Souza Maximiano da Silva (AE Cidadania e Dignidade-RJ), Hemily de Jesus Santos (ISCE de Sertãozinho-SP), Leticia Evelyn Lopes (IPEC-PR) e Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM Pindamonhangaba-SP), atletas sub-18 que estavam na seleção brasileira que disputou o recém-terminado Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de Lima, Peru.
Várias atletas disputaram o Brasileiro Sub-16 na pista da Universidade Federal de Pernambuco no ano passado, como Beatriz Camargo Monteiro Silva. Bia, que treina com Luiz Gustavo Fonseca Consolino, em Pindamonhangaba (SP), venceu 80 m com barreiras, e depois quebrou o recorde brasileiro e da competição nos 300 m com barreiras (43.44) – é especialista nos 110 m com barreiras.
Edimara, de 16 anos, vai disputar o Brasileiro Sub-18, no arremesso do peso. “Foi uma das maiores experiências da minha vida ir ao Mundial, valeu a pena o esforço para chegar lá e representar o Brasil. Eu poderia ter ido melhor na prova, mas apesar de tudo eu achei a competição incrível, me senti no céu”, disse Edimara, descoberta pelo professor Gabriel Gagliardi num projeto de atletismo de Itaúnas. Cursa o Ensino Médio na escola Dunas de Itaúnas e treina num terreno, em um setor de arremesso de cimento, com pesos ganhos da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
Fez a sua preparação final para o Mundial com Andrea de Britto, em Araçatuba, juntamente com Alessandro Borges Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP) que venceu o arremesso do peso e ficou com a medalha de prata no lançamento do disco no Brasileiro Sub-18 de Aracaju, em 2023, eleito o melhor atleta da competição.
Alessandro também estava na seleção brasileira que foi ao Mundial de Atletismo de Lima, assim como Lucas de Almeida Rosa (Associação Corvile de Atletismo-SC) – ambos estão inscritos no Brasileiro Sub-18 do Recife. Na temporada passada, Lucas foi campeão nos 400 m com barreiras no Brasileiro Sub-16, nessa mesma pista.
Na última edição do Brasileiro Sub-18 a AD Centro Olímpico de São Paulo foi a campeã, com 174 pontos – venceu também nos naipes feminino (66 pontos) e masculino (108 pontos). A segunda colocada na classificação geral foi a Orcampi, de Campinas, São Paulo (80 pontos). A APA SECEL de Jaraguá do Sul (SC) foi a terceira colocada no geral (78 pontos).