A comunidade surda de São José dos Campos prepara a terceira edição do Festival Joseense Setembro Surdo, marcada para 14 de setembro (sábado), das 13h às 19h, no campus do Instituto Federal, no Jardim Diamante (região leste).
O objetivo do evento é reunir pessoas ouvintes e surdas em uma tarde repleta de atividades culturais, esportivas e de lazer gratuitas, de forma a trazer mais visibilidade à causa da surdez. A expectativa dos organizadores é atrair um público superior a 700 pessoas.
O Festival Joseense Setembro Surdo reforça a importância da acessibilidade comunicacional como direito à cidadania das pessoas com deficiência auditiva ou surda.
A realização em setembro não é por acaso, já que são celebradas três importantes datas para este público: 23/9, dia internacional da Língua de Sinais; 26/9, dia nacional do surdo; e 30/9, dia internacional do surdo.
Entre as atividades que serão oferecidas estão aulas de dança, oficinas esportivas, artísticas e culturais, além de várias apresentações artísticas e estímulo ao empreendedorismo surdo (novidade na edição deste ano).
Assim a realização do 3º Festival Joseense Setembro Surdo: Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo (AADAS), Associação de Surdos de São José dos Campos, Escola Municipal Maria Aparecida dos Santos Ronconi, Instituto Federal, Igreja Batista do Jardim das Indústrias e Pastoral do Surdo. O evento tem entrada franca.
Serviço
O Instituto Federal de São José dos Campos fica na Rodovia Presidente Dutra, km 145, Jardim Diamante. O 3º. Festival Joseense Setembro Surdo terá entrada franca.