Na quarta-feira (11), o Time Brasil BRB perdeu para a Itália, por 2 a 1, na estreia da fase de grupos das finais da Copa Davis.
Em Bolonha, casa dos adversários, João Fonseca foi superado por Matteo Berrettini, por 6/1 7/6, enquanto Thiago Monteiro foi derrotado por Matteo Arnaldi, por 7/5 6/7 7/6. Nas duplas, Marcelo Melo e Rafael Matos venceram Simone Bolelli e Andrea Vavassori, por 6/7 7/6 7/5.
Com o resultado, a equipe ocupa a quarta colocação do Grupo A, que ainda conta com Holanda e Bélgica. Os brasileiros retornam à Unipol Arena nesta quinta-feira (12), a partir das 10h (horário de Brasília), quando enfrentam os holandeses. O confronto tem transmissão ao vivo no canal DSports, disponível na Sky+.
Fazendo sua estreia na Copa Davis, João Fonseca abriu o confronto diante do ex-top 10 Matteo Berrettini e teve dois sets distintos.
No primeiro, o carioca saiu atrás no placar. No segundo, o tenista de 18 anos se encontrou em quadra e teve a chance de igualar o jogo no tiebreak, mas o italiano recuperou o bom nível do início e fechou em 6/1 7/6.
Após a partida, Fonseca citou o nervosismo pela estreia, mas destacou a recuperação em quadra. “Eu estava um pouco nervoso e é normal, já que foi minha primeira partida na Copa Davis.
Já no segundo set, consegui atingir meu nível de tênis e joguei bem”, disse o brasileiro, que também lamentou as chances de buscar a virada.
“Tive algumas oportunidades e saio um pouco chateado por não ter aproveitado, ainda mais contra um adversário que já esteve no top 10. Mas, faz parte do jogo e nós vamos seguir lutando para buscar a classificação do Brasil”, completou.
No segundo jogo do dia, Thiago Monteiro fez um jogo duro contra Matteo Arnaldi. Foram quase quatro horas (3h39) de partida e dois tiebreaks, mas o cearense cedeu a vitória ao adversário, por 7/5 6/7 7/6.
Nas duplas, Marcelo Melo e Rafael Matos fizeram um jogo bastante equilibrado contra Simone Bolelli e Andrea Vavassori, e precisaram de 2h49 para vencer os italianos por 6/7 7/6 7/5.
“Foi um dia de batalhas hoje. Infelizmente não conseguimos os dois pontos dos jogos de simples, mas pontuamos nas duplas, que é muito importante para esse tipo de confronto, cada vitória conta. Amanhã voltamos firmes, recarregados para buscarmos vencer o confronto inteiro”, afirmou Melo.
Apesar do resultado, o capitão Jaime Oncins fez uma avaliação positiva do primeiro dia de competição: “Tivemos a estreia do João, uma estreia muito difícil, frente a um estádio lotado.
Ele começou um pouco nervoso, o que era totalmente normal, teve suas chances, poderia ter levado para o terceiro e o jogo ia ficar interessante. Depois, o Thiago fez um jogo incrível, decidido nos detalhes. Perder 7/6 no terceiro set dói, machuca…
No vestiário o clima ficou pra baixo, mas rapidamente nos reerguemos. Acho que serviu de uma motivação maior para o time.
A dupla entrou e outro jogo espetacular, de quase três horas. Um dia muito positivo para levarmos para os próximos dois confrontos e acreditar ainda mais no nosso time”.