UNITAU lança nova série de conteúdos informativos sobre as eleições

Em celebração à democracia, a Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou na quarta-feira, dia 11, uma nova série informativa com o tema “Eleições 2024”.

O projeto leva, para as redes sociais, discussões relevantes relacionadas ao tema, como a segurança das urnas eletrônicas e a importância do voto.

A proposta é evidenciar o papel do cidadão na escolha dos representantes políticos que ocuparão os cargos no legislativo e no executivo.

O primeiro vídeo da série apresenta o Prof. Me. Antonio Esio Marcondes Salgado, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da urna eletrônica no Brasil e participante dos testes de segurança do equipamento.

“Para garantir que a urna eletrônica é segura, a Justiça Eleitoral brasileira promove, a cada dois anos, o teste público de segurança do sistema eleitoral brasileiro que envolve também a urna eletrônica. Todos os sistemas são testados por auditores, que são chamados de investigadores, que podem ser da polícia federal, de universidades e de outras instituições.

Caso seja encontrado algum problema, isso gera um procedimento na justiça eleitoral para corrigir o que foi detectado e preparar uma nova versão”, explica o professor da UNITAU.

O Prof. Me. Antonio Esio destaca ainda que a urna eletrônica é uma pequena parte do robusto sistema eleitoral brasileiro, que conta com recursos que são constantemente atualizados com as novas tecnologias de segurança da informação e, assim, garantem a máxima proteção do processo. “O resultado da urna eletrônica é seguro e confiável”, reforça o docente.

Direito do eleitor e a importância do voto consciente são destaque na série
A série “Eleições 2024” da UNITAU apresentará nas próximas semanas outros três conteúdos informativos que envolvem a temática das eleições. Em um dos materiais, o Prof. Me. Marcos Edwagner, docente do Departamento de Ciências Jurídicas e especialista em Direito Eleitoral, destaca sobre o direito ao voto e dá dicas caso o eleitor se sinta assediado.

“Como em outras situações, o eleitor está sofrendo uma atividade proibida pela nossa legislação. Então, ele pode denunciar o candidato. Se ele for incluído em um grupo [em aplicativos de mensagens] e não aceitar, deve sair. E em casos abusivos, ele pode denunciar ao Ministério Público eleitoral, toda comarca tem um juiz eleitoral, e eles estão alí para que toda a legislação seja respeitada”, afirma o Prof. Marcos Edwagner.

A série encerra com os cientistas políticos Prof. Me. José Mauricio Cardoso e Prof. Dr. Moacir dos Santos que explicam a importância do exercício da democracia e do voto feitos de forma esclarecida e consciente.

“A ideia é simples. Boas escolhas, bons gestores, boa qualidade de vida. Más escolhas, péssimos gestores e péssima qualidade de vida também”, afirma o professor José Maurício, que ainda explica o impacto dos votos em branco ou nulo.

“Em vez de optar por um voto branco ou nulo, é legal que você pesquise, avalie e converse sobre os melhores candidatos da comunidade e deposite sua confiança nessa pessoa. E mesmo que ele não vença, você honrou o seu compromisso de participar ativamente da democracia”, defende.

O Prof. Dr. Moacir dos Santos, reforça a importância de o voto ser um ato consciente e explica que cabe ao eleitor, durante a campanha, buscar informações sobre a atuação, o passado dos candidatos, tanto no setor público quanto no privado, e analisar as propostas.

“Essas propostas têm fundamento? Ou seja, propõem investimentos em saúde, educação e segurança? De onde vem esse dinheiro? É de competência do município? Então, essa é a responsabilidade do eleitor. Fazer essa análise para votar de forma consciente”, finaliza.

Para conferir a série informativa “Eleições 2024” acesse instagram.com/unitau.

Confira o primeiro vídeo sobre a segurança e confiabilidade da urna eletrônica neste link.

Botão Voltar ao topo