Ao longo dos últimos anos, as apostas de lutas de mma cresceram enormemente no Brasil. O esporte, afinal, tem uma das maiores bases de fãs do país e já produziu nomes de grande destaque no cenário nacional.
Uma das lutas que vêm mobilizando os apostadores é a disputa pelo cinturão dos meio-pesados do UFC, envolvendo Alex Pereira e Khalil Rountree Jr. A batalha está marcada para o dia 5 de outubro em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Esta será a terceira defesa de cinturão de Alex Pereira, ou simplesmente Poatan. Nas duas primeiras, ele venceu o americano Jamahal Hill e o tcheco Jiří Procházka – ambas por nocaute.
Poatan, aliás, vem sendo o principal nome do Brasil no MMA. Ex-campeão do peso médio e detentor do cinturão do meio-pesado, ele está ampliando seu legado nas artes marciais. Isso porque, antes de migrar para o MMA, Alex Pereira já tinha era uma lenda do kickboxing.
No Glory, ele também foi campeão das duas categorias, vencendo lutadores como Jason Wilnis, Artem Vakhitov e Simon Marcus.
Desafio contra Rountree
Atual oitavo lutador no ranking do meio-pesado, Rountree vem de cinco vitórias consecutivas no UFC. Quatro delas, inclusive, foram por nocaute técnico: contra Anthony Smith, Chris Daukaus, Karl Roberson e Modestas Bukauskas. O outro resultado positivo, frente ao americano Dustin Jacoby, veio por decisão dividida dos juízes.
Entretanto, sua última luta ocorreu em dezembro do ano passado. Ou seja, o americano não entrou no octógono em 2024, em razão de uma suspensão pelo uso de anabolizantes.
É verdade que, tecnicamente, Rountree não está à altura dos principais adversários que Poatan já enfrentou, mas nem por isso a luta deixará de oferecer perigos ao campeão.
Muitas pessoas, inclusive, questionaram se Poatan deveria ter aceito a peleja, uma vez que não tem muito a ganhar enfrentando o oitavo do ranking. Até porque, até pouco tempo atrás, havia uma grande expectativa para uma luta entre o brasileiro e Jon Jones.
De todo modo, quem sabe essa luta ainda não possa acontecer no futuro próximo. Para isso, porém, o brasileiro terá de vencer Rountree, que certamente está se preparando para o combate de sua vida.
Card do UFC 307
Alex Pereira x Khalil Rountree Jr.
Raquel Pennington x Juliana Peña
Stephen Thompson x Joaquin Buckley
José Aldo x Mario Bautista
Roman Dolidze x Kevin Holland
Movsar Evloev x Aljamain Sterling
Ketlen Vieira x Kayla Harrison
Marina Rodriguez x Iasmin Lucindo
Cesar Almeida x Ihor Potieria
Carla Sparza x Tecia Pennington