O papel do Hospital Sírio-Libanês na formação de profissionais de saúde

Conheça as formações oferecidas pelo Hospital Sírio-Libanês e o seu impacto na área da saúde

(Foto: Freepik)

Referência na área da saúde, o Hospital Sírio-Libanês tem como objetivo principal formar e desenvolver profissionais qualificados e atualizados na área da saúde. E, para isso, fornece suporte especializado e de alta qualidade.

Sua missão é oferecer aos profissionais da saúde e gestores da área o que há de melhor em tecnologia e conhecimento. Para isso, a instituição disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação, congressos e programas de residência médica no Sírio-Libanês.

Além disso, o hospital forma alianças com instituições do setor público e privado que mais se alinham aos seus valores. Dessa forma, o hospital tem inspirado outras entidades a participarem de ações de responsabilidade social.

Residência e formação especializada

Por mais de duas décadas, o Hospital Sírio-Libanês oferece ao público cursos de pós-graduação, especialização e residência. E, em 2023, a instituição passou a oferecer cursos de graduação presenciais para o público, como enfermagem e fisioterapia.

Seu programa de residência é referência em todo o território nacional, é reconhecido internacionalmente e dá ao aluno a oportunidade de se desenvolver no Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição oferece três tipos de residência: médica, multiprofissional e uniprofissional.

Os programas de residência da instituição são conduzidos por profissionais que têm grande experiência e renome na área, o que mostra o compromisso do hospital com a qualidade. Além disso, os alunos estarão amparados com uma estrutura física desenvolvida e tecnológica, com todo o suporte necessário.

Os cursos de especialização são criados para atender as demandas do mercado frente às novidades na área da saúde, como o uso de novas tecnologias e a humanização no atendimento. Aspectos que tornam esse profissional melhor preparado para lidar com os desafios na sua área.

Dessa forma, ensino e pesquisas caminham lado a lado na instituição. Até o ano passado, mais de 2.800 trabalhos científicos foram publicados em revistas de renome internacional.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Experiência prática como diferencial de formação

O mercado de saúde vem exigindo cada vez mais profissionais bem preparados e com conhecimento generalista. Entendendo essa necessidade, o hospital oferece ensino prático intensivo aos estudantes com estrutura complexa e intensiva, em que casos reais são estudados e os estudantes aprendem com prática supervisionada.

Outro ponto relevante é que os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em um ambiente tecnológico, no qual aprendem o que há de mais novo na sua área. O que é importante para inserir esse aluno em um ambiente de inovação em um mercado que vem se modificando com a inserção tecnológica.

Assim, o aluno sai mais bem preparado para dar o melhor diagnóstico, tratamento e prevenção aos pacientes. Desse modo, saem com mais conhecimento e preparo tecnológico para enfrentar melhor os desafios de sua carreira.

Parcerias com instituições de ensino

O Hospital Sírio-Libanês é também uma instituição filantrópica, que apoia e desenvolve programas com entidades de ensino, como universidades, empresas (como a Petrobrás) e redes de hospitais do setor privado e do SUS. Dessa forma, o hospital transfere para os parceiros, tecnologia e inovação na área da saúde.

Por exemplo, neste ano, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) juntamente com o Centro de Oncologia de Brasília do Hospital Sírio-Libanês estabeleceram um convênio para atender crianças com câncer, que precisam de radioterapia. O objetivo é oferecer um tratamento melhor e mais especializado para cada criança e adolescente, com menos efeitos colaterais.

Um exemplo das ações de desenvolvimento institucional do SUS foi o lançamento de três especializações no estado da Paraíba, com o objetivo de intensificar os programas de residência em todo o território brasileiro, focado na formação de professores e na qualidade dos atendimentos oferecidos. As especializações foram:

  • Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS);
  • Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS);
  • Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores do SUS (QSUS).

Preparação para os desafios clínicos e administrativos

Formar profissionais preparados para lidar com a área administrativa e na gestão da saúde é uma grande lacuna que a instituição busca suprir. E para isso, ela disponibiliza cursos nessas áreas, relacionados a gestão de equipes, tecnologias e administração de recursos.

Botão Voltar ao topo