O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira, 16 de setembro, com a presidenta do Conselho Federal da Alemanha e governadora de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou do encontro.
Manuela Schwesig veio ao Brasil para discutir investimentos de empresas alemãs no País, particularmente um projeto de biogás no Paraná, e também projetos de hidrogênio verde.
Durante o encontro com o presidente Lula, a governadora, que visita o Brasil no ano do bicentenário da imigração alemã, ofereceu a solidariedade dos alemães aos brasileiros diante da questão dos incêndios florestais que afetam diversos estados do País.
Lula e Schwesig já haviam se encontrado na visita de Estado do presidente do Brasil à Alemanha, em dezembro de 2023. Na ocasião, os dois discutiram os investimentos em bioenergia e reforçaram a importância da democracia.
CENÁRIO – A Alemanha é o principal parceiro comercial brasileiro na Europa, além de ser uma fonte tradicional de investimento. O comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 19 bilhões em 2022. Entre janeiro e outubro de 2023, alcançou US$ 15,9 bilhões. As cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas atualmente no Brasil respondem por 8 a 10% do PIB industrial brasileiro, sendo São Paulo uma das maiores concentrações industriais alemãs fora da Alemanha.