publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Início das festividades da Padroeira com entrega do manto e trono

Trono foi confeccionado pelos marceneiros do Santuário Nacional

Trono foi confeccionado pelos marceneiros do Santuário Nacional. (Foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (26), às 10h, será realizada uma cerimônia especial no Salão Três Pescadores, localizado no subsolo da Basílica, para a apresentação de dois importantes símbolos da novena e festa de Nossa Senhora: o manto e o trono. Profissionais de comunicação podem solicitar credenciamento para acompanhar o evento. Com a proximidade de outubro, esse momento se destaca como o primeiro marco das festividades dedicadas à Padroeira de 2024.

O manto e o trono de Nossa Senhora

Em sintonia com o tema da novena, o Santuário Nacional adota, a cada ano, elementos fundamentais para as festividades de outubro, como o novo manto e o trono de Nossa Senhora.

O manto simboliza o cuidado e respeito pela figura da Virgem Maria. Como símbolo de veneração, o primeiro manto foi doado pela princesa Isabel, que reconheceu Nossa Senhora como verdadeira realeza.

Desde 2010, as irmãs carmelitas de Aparecida bordam um manto diferente a cada ano. O processo inclui a definição do conceito, a escolha das pedras, a colocação do forro, franjas e strass. Cerca de sete irmãs trabalham nesse projeto que é iniciado aproximadamente um mês antes da entrega. Durante a confecção, rezam, dedicando uma ave-maria para cada pedra aplicada.

O trono, por sua vez, destaca a Imagem de Nossa Senhora, exaltando sua honra, dignidade e devoção. Confeccionado pela marcenaria do Santuário Nacional, com o projeto arquitetônico doado pelo devoto e arquiteto Almir José Neto, o trono deste ano combina madeira, metal dourado e flores. Cada um desses elementos possui um significado específico, que será explicado durante a cerimônia.

A cerimônia de entrega

A cerimônia conta com a presença do Missionário Redentorista, padre Diego Antônio, das irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, do arquiteto Almir José Neto, responsável pelo projeto do trono, e dos colaboradores da marcenaria do Santuário Nacional, que executaram a confecção.

Junto a apresentação do Trono, também serão revelados os dois Mantos que cobrirão a imagem fac-símile da Padroeira durante as festividades. Um manto será utilizado na Novena da Tarde e outro na Novena Solene, à noite.

Mantos Carmelitas

A cerimônia desta sexta-feira conta, ainda, com a exposição dos Mantos Carmelitas. Cinco novos mantos para a imagem de Nossa Senhora Aparecida foram produzidos pelas Irmãs Carmelo. O intuito é ajudar a Ordem do Carmo, revertendo a verba obtida com as vendas. Cada manto tem sua representação como o da Ave-Maria, Manto Imaculado Coração, Manto Salve Rainha, Manto Pentecostes e Manto Oração Mariana. Todas as opções estão disponíveis em a12.com/loja.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo