O Corinthians está na semifinal da Copa Sul-Americana. O time paulista carimbou a vaga ao derrotar o Fortaleza por 3 a 0, nesta terça-feira (24), na Neo Química Arena.
No jogo de ida das quartas de final, na capital cearense, já havia vencido, só que por 2 a 0. No agregado: 5 a 0.
O adversário do Corinthians sairá do confronto entre Athletico-PR e Racing-ARG. Em Curitiba, o time paranaense venceu por 1 a 0. Eles se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio Presidente Perón.
Em situação desfavorável no placar, o Fortaleza precisou adotar uma postura ofensiva desde o início da partida, mas acabou deixando muitos espaços, especialmente pelos lados.
Bem postado na defesa, o Corinthians buscou os lançamentos ao ataque, mas viu a sua primeira chance sair quando Yuri Alberto roubou a bola de Cardona na entrada da área. Igor Coronado pegou a sobra, mas perdeu chance cara a cara com o goleiro João Ricardo.
Fortaleza buscou ficar com a bola no pé e trabalhar a troca de passes, mas encontrou dificuldade para evoluir ao ataque.
A opção por Carrillo deu mais qualidade técnica ao meio-campo corintiano, e a boa partida dos homens do setor ajudou o time a ganhar terreno. Apesar de displicente em algumas jogadas, e mesmo sem criar chances claras, os donos da casa fizeram uma primeira etapa boa.
Vojvoda fez logo três substituições no intervalo e voltou com o ex-palmeirense Breno Lopes no ataque. O jogador foi o responsável pelo primeiro grande no momento do time no jogo, obrigando Hugo Souza a fazer boa defesa após chute de longe.
O time cearense emplacou um ritmo frenético e criou outras duas chances com menos de cinco minutos. Na melhor delas, Kayzer perdeu chance na pequena área.
Um cenário com o Fortaleza se lançando de vez ao ataque era tudo o que o Corinthians precisava para ter chances concretas.
No primeiro bom contra-ataque encaixado pelo time alvinegro, Yuri Alberto deu passe magistral para Romero, que limpou o zagueiro e abriu o placar, aos nove minutos. Foi o suficiente para os mais de 40 mil corintianos que compareceram à Arena em Itaquera provocar o adversário com gritos de “eliminado”.
Menos de cinco minutos depois, aos 13, Coronado aproveitou rebote na grande área para ampliar e praticamente selar a classificação corintiana. Cabe ressaltar que o lance do gol contou mais uma vez com ótima participação de Yuri Alberto.
O camisa 9 aproveitou o lançamento de Bidon para cruzar na medida para Romero, que obrigou o goleiro a espalmar a bola na finalização. Um dos melhores em campo, traduzindo a garra clamada pela torcida corintiana, Yuri foi ovacionado ao ser substituído.
Ramón Díaz aproveitou a elasticidade no placar agregado para descansar alguns jogadores e dar minutos a outros — entre eles, o astro holandês Memphis Depay.
Apesar de claramente ainda estar sem ritmo de jogo, o atacante mostrou habilidade ao tirar o lateral Tinga “para dançar” e dar passe açucarado para Pedro Henrique só empurrar às redes, fazer 3 a 0, e dar números finais ao jogo.