Estudantes organizam simulação da ONU e Fórum Social Mundial em São José dos Campos

Eventos, que envolvem cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental, serão realizados no próximo final de semana; objetivo é estimular a consciência dos jovens como cidadãos globais

Inspiradas em simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Fórum Social Mundial, respectivamente, as atividades reunirão cerca de 200 estudantes.
Inspiradas em simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Fórum Social Mundial, respectivamente, as atividades reunirão cerca de 200 estudantes. (Foto: Divulgação)

Com o intuito de fomentar uma postura cidadã ativa e comprometida com a solução de desafios globais, o Poliedro Colégio de São José dos Campos realizará neste final de semana dois grandes eventos para seus alunos: o PoliONU Teen e o Fórum Social 2024. Inspiradas em simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Fórum Social Mundial, respectivamente, as atividades reunirão cerca de 200 estudantes, que terão a oportunidade de desenvolver competências importantes para o mundo contemporâneo, como trabalho em equipe, argumentação, oratória e resolução de conflitos. As simulações ocorrem de 27 a 29 de setembro.

De acordo com Flavio José dos Santos Lima, coordenador de Ensino Fundamental – Anos Finais do Poliedro Colégio, as simulações permitem aos participantes vivenciar e expandir sua postura de cidadãos ao discutirem temas relevantes para a sociedade. “Ao abordar temas como sustentabilidade, economia e a superação das desigualdades sociais, os alunos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre questões globais e sociais. Dessa forma, as simulações se tornam ainda mais importantes, pois possuem a carga da aprendizagem acadêmica, mas também incorporam vivência pessoal, desenvolvendo autonomia de estudo e pesquisa.”

O PoliONU Teen, voltado para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, envolve simulações que reproduzem o funcionamento de instituições internacionais. Os participantes assumem papéis de diplomatas, chefes de Estado, jornalistas, juízes, advogados e promotores, representando diferentes países em discussões sobre temas da agenda internacional. Durante o evento, os alunos são desafiados a defender suas propostas de forma precisa e fundamentada, enfrentando opiniões divergentes e buscando soluções consensuais.

Já o Fórum Social 2024 proporciona uma simulação em que os alunos discutem temas contemporâneos e propõem alternativas viáveis para uma transformação social. Com a abordagem de questões importantes e atuais, como direitos humanos, justiça social e sustentabilidade, os estudantes são incentivados a pensar criticamente e sugerir soluções que possam contribuir para a construção de um mundo mais equitativo.

Os alunos envolvidos, além de organizarem o acontecimento, assumem o papel de diplomatas, jornalistas, juízes, advogados e promotores, participando de simulações de conferências e debates. (Foto: divulgação)

“Ao participar desses eventos, os alunos são estimulados a defender suas opiniões e propostas, com a necessidade de argumentar de forma clara, coerente e fundamentada, além de lidar com opiniões divergentes e buscar soluções em conjunto. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da oratória e da argumentação de cada estudante, pois exigem que eles se expressem de forma articulada, sejam persuasivos e construam argumentos sólidos”, completa Flavio.

SERVIÇO – PoliONU Teen e Fórum Social 2024
Data: de 27 a 29 de setembro
Horário: sexta-feira (27), das 15h às 21h30; sábado (28), das 8h às 21h30; domingo (29), das 8h às 12h
Local: Poliedro Colégio – Av. Dr. Eduardo Cury, 50 – Jardim das Colinas

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sobre o Poliedro Colégio

Com escolas próprias em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Colégio já beneficiou mais de 17 mil estudantes ao oferecer uma educação integral que vai muito além da sala de aula.

Com uma metodologia de excelência, baseada na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãos atuantes que farão a diferença na construção de um mundo melhor.

Botão Voltar ao topo