Comércio da região espera aumento de 7% nas vendas para o Dia das Crianças

Destaque para os setores de roupas e calçados infantis e brinquedos

(Foto: Divulgação)

O Dia das Crianças abre o calendário de datas comemorativas do último trimestre, período mais importante do ano para o varejo em termos de faturamento devido a injeção dos recursos do 13º salário.

De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é que as vendas deste ano cresçam 7% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os setores que mais devem se beneficiar estão os de roupas e calçados infantis e as lojas de brinquedos.

As estimativas refletem o bom desempenho do setor varejista neste ano e se o aumento se confirmar, o faturamento de R$ 5,4 bilhões será o maior para um mês de outubro desde o início da série histórica em 2008.

“O Dia das Crianças deve confirmar o bom momento que o nosso comércio vem passando esse ano. Fechamos o primeiro trimestre com crescimento de 9,5% de aumento. No entanto, o lojista tem que entender que faturamento não é lucro. Percebemos que as empresas estão trabalhando num limite muito pequeno de margem para conseguir vender.

Tem ainda uma concorrência extremamente acirrada. Antigamente, o comércio de rua se preocupava com os shoppings.

Hoje, ambos se preocupam com a internet, que por sua vez concorre com as vendas que vêm da China, ou seja, um crescimento de vendas que acaba se pulverizando muito”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

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Com relação aos valores, segundos dados do IPCA (Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo,) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,) os itens preferidos pelas crianças apresentaram queda nos preços em relação ao ano passado.

O valor da bicicleta, por exemplo, recuou 6,23%, enquanto os preços dos brinquedos caíram 5,71%. Quem pretende presentear as crianças com itens de vestuário também vai encontrar boas opções considerando que os preços caíram ou subiram abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Os pais que optarem por atividades de lazer e turismo vão gastar mais que no ano passado, já que o preço da hospedagem apresentou a maior alta entre os itens selecionados, de 10,72%. O preço do cinema, teatro e concertos subiu 5,04%. Por outro lado, o pacote turístico registrou queda de 10,11%.

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