publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Detran-SP realiza mais de 200 ações durante Semana Nacional de Trânsito 2024

Ações incluíram reforço à mensagem da campanha que pede respeito à faixa de pedestre, uso educativo do bafômetro em regiões marcadas pela concentração de bares e conscientização em Festas de Peão de Boiadeiro

Promovida de 18 a 25 de setembro com o lema “Paz no trânsito começa por você”, a Semana Nacional de Trânsito contou com uma agenda intensiva de fiscalização. (Foto: Divulgação/Detran-SP)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) foi às ruas na Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024 e realizou 221 ações de conscientização e fiscalização em todo o estado. Foram 138 Operações Faixa de Pedestre, que alcançaram mais de 70 mil pessoas com reforço à mensagem da campanha que pede respeito à faixa; 22 Operações Direção Segura Educativa (ODSE), com uso educativo do bafômetro em regiões marcadas pela concentração de bares; além de 7 ações educativas em Festas de Peão de Boiadeiro.

Promovida de 18 a 25 de setembro com o lema “Paz no trânsito começa por você”, a Semana Nacional de Trânsito contou ainda com uma agenda intensiva de fiscalização: foram 41 Operações Direção Segura Integrada (ODSI), as chamadas blitze, e 13 Operações Transporte Escolar Seguro (OTES).

Ao todo, as ODSIs abordaram 26.700 motoristas, 61% a mais que na SNT de 2023, quando foram parados 16.522 veículos em 35 operações. “A nossa abordagem é preventiva e sempre educativa, com vistas à segurança viária. Cada condutor abordado recebe instruções sobre a importância de andar com o veículo em bom estado e de não misturar álcool e volante”, afirma Ícaro Eustachio, diretor de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-SP.

“O motorista precisa, sim, ser abordado. Infelizmente, muita gente insiste no erro de beber e dirigir na sequência. É um risco para a vida de todos”, afirmou o vendedor Carlos Albuquerque, parado na ODSI, na região de Pinheiros, na capital paulista, na noite de terça-feira, dia 24.

Já as OTES, estreantes na SNT, foram executadas em 37 pontos, com 168 abordagens a vans escolares e motoristas, das quais 136 apresentaram alguma irregularidade – de pneu careca (veículo em más condições) à falta de documentação, como o certificado do curso obrigatório de transportador escolar ou a autorização para o veículo atuar no segmento. No saldo final, sete vans foram recolhidas a pátios e 54 estão passíveis de serem bloqueadas, se não sanarem a irregularidade em 15 dias.

Uma das condutoras que estava com a documentação regular enfatizou que esse trabalho do Detran-SP de também fiscalizar esses tipos de veículos é fundamental. “Assim quem trabalha de acordo com a lei tem assegurado seu trabalho como prestador de serviço de qualidade e poderá ser visto com outros olhos perante os pais e responsáveis pelas crianças”, afirmou tia Lúcia.

Além das iniciativas promovidas em ruas e avenidas, a mensagem por um trânsito mais seguro foi enfatizada junto a alunos da rede pública, em praças, bares e restaurantes do estado. O reforço da campanha também foi feito por meio de propagandas na grande mídia, como comerciais na televisão e nas redes sociais.

Distribuídas pelo estado, as ações contaram com a organização e participação das 18 Superintendências Regionais do Detran-SP – órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) – e o apoio das prefeituras, guardas municipais, polícia militar e outros órgãos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fruto de uma nova política do governo paulista, que pretende deixar um legado de civilidade no trânsito, as atividades em prol do pedestre seguirão na agenda do Detran-SP, assim como as fiscalizações, que já fazem parte da rotina do órgão estadual de trânsito.

Botão Voltar ao topo