Fundação CASA Jacareí inaugura biblioteca com 2.000 exemplares

Nomeada como “Portal da Alquimia”, inauguração contou com presença de historiadora que integrou a Academia Jacarehyense de Letras

(Foto: Divulgação)

Um lugar para transformar a leitura em informação e conhecimento. Com esse foco, a Fundação CASA Jacareí inaugurou na última quinta-feira (26) a biblioteca “Portal da Alquimia”, um espaço com 2 mil livros disponibilizados para os adolescentes em medida socioeducativa no centro da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), localizado no município do Vale do Paraíba.

A historiadora Ana Luiza do Patrocínio, ex-integrante da Academia Jacarehyense de Letras, marcou presença na inauguração.

Ela falou com os jovens sobre a importância da leitura e do registro dos processos históricos para a sociedade.

Dentre outras obras, Ana Luiza é coautora do livro “O Trisavô ‘Brasileiro’”, editado pela Chiado Books, que traz a biografia de Joaquim Moutinho dos Santos, um inventor, escritor, dramaturgo e médico que viveu em Jacareí no século XIX.

Em uma sala redecorada do espaço socioeducativo do CASA Jacareí, com puffs e áreas destinadas à concentração e à busca do prazer na leitura, os jovens poderão viajar em romances, poemas, poesias, contos, quadrinhos, biografias e histórias de ação e aventura.

Eles ainda terão disponível para leitura o exemplar autografado do livro “O Trisavô ‘Brasileiro’”, presenteado pela coautora, que escreveu a obra ao lado de Mário Fonseca.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A montagem da nova biblioteca teve o incentivo e apoio da promotora de Justiça da Infância e Juventude de Jacareí, Jaqueline Casado Navajas. Antes, os jovens liam apenas nos dormitórios a partir do empréstimo de livros da biblioteca itinerante.

De acordo com a diretora do CASA Jacareí, Jordhana Cabral, a escolha do nome da nova biblioteca veio a partir de um concurso interno, dentre três opções: “Através dos Muros”, “Portal da Alquimia” e “Jovens Leitores”. “O ‘Portal da Alquimia’ foi escolhido por representar a transformação, a magia e fusão de coisas boas para a vida desses adolescentes”, explicou a diretora.

“O hábito da leitura é primordial para o desenvolvimento cognitivo e a transformação desses jovens em cidadãos, conscientes de seus direitos e do seu papel em sociedade”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

A inauguração ainda contou com a presença de Celia Regina dos Santos Leite, coordenadora da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, assim como do bibliotecário José Carlos da Silva Medeiros e das supervisoras de Ensino Dalila Paula Guimarães Reis e Marta Maria Pierro de Brito.

Botão Voltar ao topo