Doulas cadastradas para atuação no HE-UFPel participarão de acolhida

Momento para que recebam informações importantes sobre o funcionamento da instituição

A doula oferece apoio físico, informacional e emocional à gestante. (Foto: Freepik)

Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no mês de setembro, o cadastramento de doulas para atuação no hospital. A presença de doulas em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares e congêneres das redes pública e privada, no período de pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato é lei (Lei Municipal Nº 7.249/2023).

A doula é a profissional habilitada, escolhida pela gestante, que oferece apoio físico, informacional e emocional à mulher durante seu ciclo gravídico puerperal e, especialmente, durante o trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato, através de suporte contínuo, visando uma melhor evolução desse processo e o bem-estar da parturiente e de familiares.

O Hospital Escola já presta atendimento humanizado para as gestantes e parturientes, possuindo equipe assistencial, multiprofissional, capacitada, ganhando agora o reforço da Doula.

O acompanhamento por doulas é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas diretrizes nacionais de assistência ao parto normal, aprovada pelo Ministério da Saúde (MS) no âmbito do SUS, pela Portaria no 353/2017. A diretriz do MS pontua que o objetivo específico da doula é recomendar determinadas práticas sem, no entanto, substituir o julgamento individual do profissional médico, da parturiente e dos pais em relação à criança, no processo de decisão no momento de cuidados individuais.

As 16 doulas, que realizaram cadastro para atuação no Hospital precisaram apresentar, documentos que comprovassem a conclusão do ensino médio e de Curso de Doulas/Doulagem, com carga horária mínima de 50 horas.

Na sexta-feira, dia 11 de outubro, das 13h às 17h, na Sala de Ensino 1, do prédio Administativo do HE-UFPel, localizadao na rua Marcílio Dias, 939, as doulas que realizaram o cadastro via e-mail, serão acolhidas pela equipe assistencial, onde será apresentado o serviço, os protocolos relacionados à Maternidade e demais informações importantes sobre o funcionamento da instituição.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A participação no acolhimento é obrigatória para a conclusão do cadastro e liberação para atuação.

Cronograma da Acolhida:
13:30 – Conferência dos documentos, assinatura termo de atuação e finalização do cadastro
14h- Apresentação do serviço, protocolos, normas e rotinas
14:30 – Atuação da doula
15h– Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM)
15h30– Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH)
16h – Segurança do Trabalho (USOST) – NR32
16h30 – Visita à Maternidade
17h – Cadastramento biometria

Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Tags:
Legenda da foto: A doula oferece apoio físico, informacional e emocional à gestante (Foto Freepik)

Botão Voltar ao topo