São 100 anos de uma vida marcada por superações e bênçãos. Aos 15 anos, após o falecimento de sua mãe, ela foi morar com seu tio em Ribeirão da Divisa (RJ), onde trabalhou em canaviais. Aos 19 anos, deixou o Rio de Janeiro e se mudou para Pindamonhangaba, onde foi acolhida por seu irmão, José Durvalino.
Na cidade, trabalhou por muitos anos em casas de família e, aos 48 anos, casou-se com João Batista de Oliveira. O casal não teve filhos. Dona Sebastiana, com vasto conhecimento sobre plantas medicinais, sempre foi procurada por aqueles que buscavam remédios naturais.
Em 2018, por decisão própria e para evitar qualquer preocupação a sobrinhos e amigos, já que vivia sozinha, ela optou por residir no Lar São Vicente de Paulo, onde permanece até hoje.Nesta quinta-feira, dona Tiana celebrou seus 100 anos com uma lucidez admirável e seu carisma único, durante um café especial preparado pela direção da entidade, que tem Ricardo como presidente e Érika como vice. No período da tarde, amigos, funcionários, familiares e colaboradores da entidade se reuniram para comemorar esse momento tão especial na vida de dona Sebastiana Justina de Oliveira, a centenária moradora do Lar São Vicente de Paulo.
GALERIA DE FOTOS
Lar São Vicente de Paulo
O Lar São Vicente de Paulo, Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo, denominada LSVP, é uma associação de direito privado, filantrópico, beneficente, sem fins lucrativos, de Assistência Social, Organização da Sociedade Civil (OSC), com natureza de instituição de Longa Permanência para idosos – ILPI, de duração por tempo indeterminado.
O Lar São Vicente de Paulo está em funcionamento há 82 anos no município de Pindamonhangaba, foi fundado em 27 de dezembro de 1942. No início era denominado de Vila dos Pobres, pois foram construídas algumas casas que eram alugadas as famílias bem carentes, com a finalidade de fazer caridade a quem necessitasse graças ao Dr. Eugenio Fortes Coelho, Juiz de Direito da época que fez a doação do terreno. Em 17 de julho de 1967 passou a se denominar como Lar de Velhos São Vicente de Paulo administrado pelos Vicentinos, e em 30 de agosto de 1984 foi incorporada na Razão Social “Lar São Vicente de Paulo: Obra Unida a Sociedade de São Vicente de Paulo”.
O Lar é constituído por uma diretoria própria. É uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), que atende ao Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Há atendimento direcionado à pessoa idosa com mais de 60 anos de ambos os sexos, atualmente atende um público de 50 idosos sendo 24 mulheres e 26 homens.
A entidade se destina a atender idosos em situação de risco, que não tenham família ou que esta não possa prover seus cuidados. Sendo a entidade de longa permanência tem por finalidade prestar atendimento integral ao idoso residente no que se refere à assistência social, cuidados voltados à saúde e às Atividades Básicas de Vida Diária, atividades interativas, educativas e socioculturais, lazer, entre outras atividades e serviços prestados.
A entidade busca romper com o estigma que idoso em Instituição é uma pessoa limitada e restrita, com isso, busca respeitar a subjetividade de cada um, elaborando e executando projetos que atendam às necessidades de todos, oferecendo atendimento de uma equipe técnica multidisciplinar (Assistente Social, Psicóloga, Enfermagem, Fisioterapeuta, Técnica em Nutrição e Medico) visando um trabalho interdisciplinar com os idosos em busca de sua inserção na sociedade, trabalhando questões como: vínculos familiares e comunitários, saúde física e mental, dentre outros, visando o bem estar e a garantia de direitos da pessoa idosa.
A instituição está aberta a todos que queiram conhecer o trabalho ofertado aos idosos residentes. As visitas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30.
Pode-se conhecer um pouco mais sobre a instituição pelo site larsaovicentedepaulopinda.org.br e ainda acompanhar os eventos pelas páginas no Instagram (@pinda_larssvp) e Facebook. (@larsaovicentedepaulopinda)