Caçapava: inscrições abertas para oficina de cinema do projeto Pontos MIS

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas inscrições para a oficina gratuita de cinema “APOCALIPSE ZUMBI: COMO OS MORTOS-VIVOS REFLETEM OS HORRORES DA NOSSA SOCIEDADE”, promovida pelo programa Pontos MIS com o apoio da Prefeitura.

A atividade ocorrerá no dia 17 de outubro, das 17h30 às 21h30, no Espaço Cultural Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro).

São ofertadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas NESTE LINK: https://forms.gle/Ru2yGtvPCMHuhThE8 ou no dia da oficina, 30 minutos antes do início.

Podem participar pessoas a partir de 16 anos de idade. A oficina será ministrada pelo crítico e pesquisador de cinema fantástico Carlos Primatti.

Ele é pesquisador especializado no cinema fantástico, desde o Expressionismo alemão até a produção contemporânea, passando por todos os ciclos de horror e ficção científica, incluindo a produção nacional, o cinema de suspense de Alfred Hitchcock, o terror brasileiro de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e outros temas.

Sobre a oficina

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A popularidade dos zumbis – ou mortos-vivos – conforme podemos constatar a partir do sucesso de séries como “The Walking Dead” e “The Last of Us”, e uma infinidade de filmes realizados ao longo de mais de cinquenta anos, mostra o potencial dessa criatura como reflexo de diversas metáforas da sociedade.

O monstro menos nobre de todos, em contraste a vampiros e lobisomens, serve como um modelo versátil de representações simbólicas de diversas relações sociais e políticas, bem como interpessoais, cabendo tanto no papel do oprimido quanto no do opressor.

O zumbi é um monstro das massas: ele raramente ataca sozinho e sua força é formar grupos, portanto desprovido de individualidade e personalidade distinta.

Originalmente é uma criatura da cultura caribenha, escravizados que são mantidos em estado de transe para continuar cumprindo as ordens de um mestre.

“A Noite dos Mortos-Vivos (1968)”, de George A. Romero, tornou o “morto-vivo” uma criatura contemporânea, transformando o gênero de maneira radical e irreversível.

Na produção contemporânea, o zumbi se misturou aos filmes de ação, ficção científica, humor macabro e até mesmo comédias românticas, constatando a versatilidade de sua representação tanto como vítima de experiências genéticas quanto como metáfora de comportamentos sociais. A oficina Apocalipse Zumbi, com 4 horas de duração, abordará o tema com apresentação de slides e trechos em vídeo.

Sobre o programa Pontos MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo, promovido pelo Museu da Imagem e do Som.

Por meio do programa, as cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando à formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Botão Voltar ao topo