UCI Gran Fondo Pomerode entra na reta final de inscrições

Única seletiva na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo UCI tem inscrições até o dia 30 de novembro

(Foto: Divulgação)

Falta um mês para a UCI Gran Fondo World Series Pomerode, prova de ciclismo de estrada que vai reunir no dia 10 de novembro, em Pomerode (SC), um pelotão com mais de mil ciclistas de vários países.

As inscrições terminam na quarta-feira, dia 30 de outubro, e devem ser feitas no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br

A oportunidade é única para quem gosta de ciclismo de estrada com percurso longo e desafiador. A UCI Gran Fondo Pomerode é a única seletiva na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo e de Medio Fondo da UCI.

A corrida em Pomerode vai classificar os 25% primeiros colocados de cada categoria para a disputa do Mundial da modalidade, que será realizado na Austrália em 2025.

Os campeões e campeãs de cada categoria do Gran Fondo e da Medio Fondo têm direito a usar a famosa camisa de campeão mundial e os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI.

Em 2023, a prova reuniu em Pomerode 1.000 ciclistas de 11 países. Para a edição 2024 são esperados 1.200 ciclistas de diversos países. A etapa brasileira da UCI Gran Fondo World Series tem organização da Riders, de Balneário Camboriú.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Temos possibilidade de oferecer estrutura para acomodar até 1.600 participantes. É um número grande, mas temos boa expectativa pois existe interesse do público de viver a experiência de estar em uma etapa do Mundial UCI”, afirma o organizador Juliano Salvadori, que compara o Mundial de Gran Fondo com o Mundial de Ironman.

“É uma oportunidade única de estar em uma competição de altíssimo nível com os melhores do mundo. Quem for a Pomerode vai encontrar uma prova de alto nível, com ótima estrutura e um percurso bonito e desafiador”, completa.

Podem participar ciclistas amadores e profissionais (elite desde que não integrem equipes ProTour) de 19 a 89 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI. O percurso da prova é fechado ao trânsito de veículos.

Kit do atleta
Todo inscrito receberá um kit com a exclusiva jersey oficial do evento e todos os ciclistas que forem ao pódio e os classificados para o Mundial de 2025 recebem a exclusiva medalha de pódio fornecida pela própria UCI.

Além disso, a organização brasileira vai oferecer uma medalha de Finisher para todo ciclista que completar a prova e um troféu em forma de caneco de cerâmica artesanal para os três primeiros do pódio de cada categoria.

Nova categoria Open
A categoria Open, novidade este ano, foi criada para quem deseja a experiência de participar de um evento de nível mundial, mas sem se preocupar com a qualificação ou categoria. Podem participar da categoria Open homens e mulheres a partir de 15 anos e sem limite de idade.

Percursos com menos subidas e mais diversão no Vale Europeu
Serão dois percursos de baixa altimetria no Vale Europeu Catarinense, com largada e chegada em Pomerode. A Gran Fondo terá 120km e 1.140m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, 80km e menos de mil metros de altimetria acumulada.

“O percurso é acessível tecnicamente e com pouca altimetria. As subidas são todas roladas, sem paredões. Será uma prova rápida para os ciclistas mais experientes e bem menos exigente fisicamente em comparação com outras provas deste tipo no Brasil”, explica Juliano Salvadori, organizador do evento.

A concentração de largada e chegada será no Centro Cultural de Pomerode, junto ao Teatro Municipal e à fábrica da Cervejaria Artesanal Schorstein, localizados junto ao Passeio Pomerano, com cafés, restaurantes e parques temáticos da cidade, incluindo o mais novo Spitz Pomer Park, bem em frente à largada.

No local haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova, além de bandas e outros entretenimentos.

“No dia da prova haverá muitas atrações na arena com bandas típicas de música alemã, danças e comidas típicas”, conta Salvadori.

Os encantos de Pomerode
Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.

A rede hoteleira de Pomerode oferece mais de 1.500 leitos, a maioria em pousadas tradicionais. Outra opção para se hospedar nas vizinhanças é a cidade de Timbó, berço do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e com ótimas opções de hospedagem.

A cidade de Blumenau, vizinha a Pomerode e com várias opções de hospedagem e alimentação, vai funcionar como satélite do evento. A cidade tem fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso.

Para chegar de avião a Pomerode, a opção mais próxima é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau e ir de ônibus interurbano para Pomerode.

Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.

Botão Voltar ao topo