Jovens da Fundação CASA Tamoios visitam Museu Catavento

Adolescentes vivenciaram experiências de ciências e se aprofundaram sobre a evolução do planeta

(Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA Tamoios, em São José dos Campos, visitaram na quarta-feira (09) o Museu Catavento, na capital paulista, o museu de tecnologia e ciências da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Por meio de experiências científicas interativas e observando exposições temáticas de biologia, química, física e astronomia distribuídas nas quatro seções do Museu – Universo, Vida, Engenho e Sociedade –, os jovens ampliaram o conhecimento adquirido em sala de aula.

“Gostei muito do espaço da astronomia. Não imaginava que o universo fosse tão grande e completo. Foi muito interessante aprender sobre a origem do universo e ver como os planetas e as estrelas se formam”, contou Carlos (nome fictício), de 17 anos.

Para Luís (nome fictício), de 17 anos, o fascínio recaiu sobre os biomas brasileiros e a origem da vida. “Foi impressionante ver que existem tantas formas de vida e como tudo começou no planeta”, admirou-se o rapaz, que também se surpreendeu com os experimentos com eletricidade.

No centro socioeducativo da Fundação CASA, os adolescentes, moradores das cidades de São José dos Campos e Jacareí, cursam o 8º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio.

“Os adolescentes exploraram conceitos científicos de uma forma bastante tangível e envolvente, conectando a teoria e a prática de forma envolvente”, afirmou a diretora do CASA Tamoios, Rosa Carvalho Costa.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A Fundação CASA, por meio da Gerência de Arte e Cultura (GAC), mantém parceria com a equipe educativa do Museu Catavento, possibilitando o acesso dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e semiliberdade ao equipamento cultural.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, essas ações garantem direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “O retorno gradual à convivência comunitária mostra a evolução dos adolescentes na medida socioeducativa, respeitando as metas do plano individual de atendimento, alinhadas com o entendimento do Poder Judiciário”.

Acompanharam os adolescentes do CASA Tamoios na visita o agente de apoio socioeducativo Rodrigo do Prado Casimiro, a agente educacional Fernanda Carillo e a encarregada administrativa, Morgana Madeira.

Botão Voltar ao topo