publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda é finalista com 11 projetos no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba é finalista com 11 projetos dentre as 18 categorias do Prêmio AMVALE de Gestão Responsável. O anúncio dos finalistas ocorreu esta semana e o prêmio de gestão responsável engloba práticas que promovem a transparência, eficiência e sustentabilidade nas ações administrativas.

O prêmio busca valorizar e estimular a implementação de práticas de gestão responsável dos 39 municípios da AMVALE (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) em todas as esferas do setor público que se destacam nesses princípios, contribuindo para o desenvolvimento regional de maneira ética e inovadora.

Foram 31 cidades inscritas, 128 iniciativas concorrendo e 87 classificados como finalistas em 18 categorias. “Uma grande alegria para Associação foi observar que todos os municípios inscritos tiveram pelo menos um projeto classificado entre as categorias do prêmio, o que denota que toda região possui bons projetos para a população do Vale do Paraíba”, pontuou o diretor executivo da AMVALE, Clodomiro Junior.

A próxima fase é o preenchimento do formulário com requisitos para quantificar os critérios de seleção e posterior anúncio dos municípios vencedores.

O prefeito Dr. Isael Domingues disse que “as iniciativas realizadas em Pindamonhangaba priorizam áreas como educação, cidadania, direitos humanos, inclusão, meio ambiente, sustentabilidade, promoção cultural, clima, dentre outros”.

Para Dr. Isael, “estar entre os finalistas da AMVALE é o reconhecimento por práticas de excelência em ações e projetos públicos alinhados com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas e que fazem de Pindamonhangaba uma gestão a ser referência nacional em diversos indicadores”.

Confira as áreas e os projetos finalistas de Pindamonhangaba:

  • Água Potável e Saneamento, com projeto Conservador da Natureza, da Secretaria de Meio Ambiente.
  • Ação Contra Mudança Global do Clima, com o projeto Composta Pinda, da Secretaria de Meio Ambiente.
  • “Ficamos muito felizes em termos dois programas desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente na fase final do prêmio.
  • Essa oportunidade demonstra o quanto investir em meio ambiente e sustentabilidade é fundamental para a proteção do nosso planeta, beneficiando a população e reconhecendo a boa gestão que fazemos” – Secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis, com projeto Ações Socio-Habitacionais de Sustentabilidade, da Secretaria de Habitação.
  • “A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba se destaca por suas ações socio-habitacionais de sustentabilidade, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento urbano responsável, visando garantir moradia digna e qualidade de vida para todos os cidadãos.
  • Desta forma ficamos honrados em sermos finalistas”, Secretário de Habitação, Francisco César Chicão.
  • Redução das Desigualdades, com projeto Incluir para Evoluir, da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, e Prêmio Mestre Cultura Viva, da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba.
  • “O Programa Incluir Para Evoluir engloba projetos e ações que têm como objetivos a inclusão social das pessoas com deficiência, a garantia dos direitos, acessibilidade e o combate ao capacitismo.
  • Dentre deste contexto ficamos muito honrados com a indicação”, Secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
  • “O projeto Mestre Cultura Viva é um prêmio para maiores de 60 anos paras as pessoas que têm o saber ou o fazer na área de cultura popular. Ele também auxilia no resgate às tradições culturais da cidade e valoriza as pessoas do município que contribuem com a cultura”, Secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura, com projeto Aplicativo de Realidade Aumentada de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba.
  • Parceiros e Meios de Implementação, com o Turisnigth, da Secretaria de Cultura e Turismo.
  • Gestão Responsável, com City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico de Pindamonhangaba, da Secretaria de Cultura e Turismo.
  • “O Aplicativo de Realidade Aumentada é um projeto onde o município possui nove tótens, pelos quais o turista vai poder acionar o Portal do Turismo e também haverá um personagem, que a gente chama de Realidade Aumentada, que vai contar a história daquele local.
  • O Turisnight tem como objetivo apresentar aos turistas os atrativos noturnos de Pindamonhangaba. É realizada uma visita em locais que são atrativos noturnos, com a produção de um evento e com isso promovemos o local e toda a cidade. Já o City Tour é uma visita monitorada e guiada aos pontos e atrativos do centro do município.
  • Ele sempre acaba em um local distante, na zona rural, e também é um local de atrativo turístico. Ou seja, é a possibilidade do turista conhecer os atrativos do município e, claro, conhecer a rica história de Pindamonhangaba.
  • De modo geral ficamos muitos felizes em saber que a Secretaria de Cultura e Turismo possui quatro projetos entre os 11 finalistas de Pindamonhangaba”, Alcemir Palma.
  • Consumo e Produção Responsáveis, com o Programa de Educação Ambiental CASA VERDE e com Renovando Atitudes, ambos da Secretaria de Educação.
  • “É com grande satisfação que recebemos essa indicação na Secretaria de Educação por avançarmos para a final do Prêmio AMVALE de Gestão Responsável.
  • Este reconhecimento reflete o compromisso com transparência, eficiência e inovação, destacando-se como um exemplo de gestão pública ética e sustentável. Estamos na torcida pelo sucesso na próxima fase”, Diretora Pedagógica, Edma Bacelar.
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes, com Projeto Socioeducativo – Construindo Cidadania, Respeito e Educação para um Futuro Melhor, da Secretaria de Educação.

“Alegria e orgulho em reconhecer os projetos desenvolvidos pela Casa Verde e equipe das assistentes sociais e psicólogas da Secretaria de Educação. Fomos reconhecidos publicamente pelo impacto positivo nas comunidades educativas que estamos inseridos. É preciso dar visibilidade ao quanto se faz pela qualidade da educação, em especial a pública. Parabéns e sucesso na próxima etapa”, Secretária de Educação, Luciana Ferreira.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo