De 16 a 20 de outubro, o Sesc Taubaté apresenta a 1ª edição da “Lítera: Festa das Letras e da Voz”, com uma programação que inclui intervenções literárias, mesas de debate, espetáculos e shows.
Inspirada no termo latino Littera (letra), que representa a manifestação artística humana que comunica e conecta linguagem e criatividade, a Lítera reafirma o papel da instituição no incentivo à leitura, à cultura do livro e à literatura em suas diversas vertentes.
Entre as diversas atividades, destaque para o rapper Dom Crys e o artista de freestyle de Taubaté, Mano Zã, que abrem a programação no dia 16/10, quarta, às 19h, com a intervenção “Vozes da Periferia”, trazendo poesias autorais que refletem sobre a vida.
Nos dias 17 e 18/10, quinta e sexta, Sérgio Vaz, junto com outros autores de perfis diversos, participam de mesas de debate sobre a literatura e sua relevância. A programação continua no sábado, dia 19/10, com mais debates a partir das 11h e a presença de Carla Akotirene e Márcia Tiburi.
À noite, o show “José Paes De Lira Canta Lirinha” é o destaque, com o compositor e intérprete Lirinha revisitando sucessos de sua carreira.
No domingo, a partir das 16h30, o espetáculo “Sarauzim”, de Rodrigo Ciríaco e grupo, encerra a programação com poesias recitadas por crianças, proporcionando uma experiência lúdica e poética para o público infantil.
Confira a programação completa:
Intervenções
VOZES DA PERIFERIA
Com Dom Crys e Mano Zã
Nesta atividade, dois artistas da poesia falada da região apresentam a voz forte da periferia – o rapper luizense Dom Crys com suas músicas e poesias autorais, aproximando o hip-hop da cultura caipira, e Mano Zã, artista do freestyle de Taubaté que participa de batalhas de rima e apresenta seu trabalho poético musical com reflexões sobre a vida.
Dia 16, quarta, 19h. Circo. Grátis. Livre
PERNACOTECA – A ENCANTADORA BIBLIOTECA SOBRE PERNAS
Com a Cia Eureka
Uma biblioteca sobre pernas que viaja o mundo convidando as pessoas a conhecerem melhor o universo dos livros. Criada com o objetivo de sensibilizar pessoas de todas as idades e fazer novos leitores, com uma abordagem que pode se apresentar em forma de poesia, narração de histórias, teatro de animação e outras formas literárias.
Dias 17 e 18, quinta e sexta, 16h. Circo. Grátis. Livre
MEU AMIGO ERA AMIGO DO SACI
Com Rúbia Konstantiny e Moreno Overá
O convite aqui é para ouvir estórias de uma perna só, juntadas por um sujeito nascido e criado no ermo do sertão de São Luiz do Paraitinga, Ditão Virgílio. Ele era amigo do Saci e de outros seres encantados. Vamos ouvir sobre os saberes sacizísticos das linhagens Saçurá, Trique e Pererê que Ditão juntou e transmitiu antes de se tornar encantado.
Dia 19, sábado, 16h30, e dia 20, domingo, 10h30 e 14h
Circo. Grátis. Livre
Mesa de glosas
MULHERES DE REPENTE
Com Erivoneide, Dayane, Elenilda, Thaynnara e Luna Vitrolira
Vindas da zona rural do Sertão do Pajeú (PE), as poetisas Erivoneide Amaral, Dayane Rocha, Elenilda Amaral, Milene Augusto, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e a mediadora Luna Vitrolira, fazem uma apresentação que contempla modalidades poéticas do improviso, com a riqueza e a diversidade do sistema literário popular nordestino, com versos feitos na hora, inspirados em um mote definido.
Dia 18, sexta, 20h. Circo. Grátis. Livre
Mesa de debate
A POESIA FALADA
Com Sérgio Vaz, Jô Freitas e Brenalta MC
A voz poética das ruas representa importante segmento da literatura na atualidade e essa conversa será com Sérgio Vaz, poeta, escritor, agitador cultural, premiado e reconhecido nacional e internacionalmente; Jô Freitas, poeta, MC, escritora, produtora nordestina premiada, idealizadora de Saraus; e Brenalta MC, ganhador da Copa Lusófona e representante de São Paulo no SLAM BR 2021.
Dia 16, quarta, 19h30. Circo. Grátis. Livre
O LIVRO E SEUS LEITORES
Com Tiago Feijó, Nicodemos Sena e Teresa Bendini
Cada livro busca seu público e nessa mesa os autores vão conversar sobre suas estratégias para alcançar os potenciais leitores. Teresa Bendini é escritora de livros infantis; Tiago Feijó é professor, escritor e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Leya 2021 e vencedor do Prêmio Manuel Teixeira Gomes 2021; e Nicodemos Sena é jornalista, escritor, dono da editora Letra Selvagem e membro da Academia de Letras de Taubaté.
Dia 17, quinta, 14h. Circo. Grátis. Livre
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA DE UM EVENTO LITERÁRIO
Com Daniela Correa e Sérgio Vaz. Mediação de Márcia Moura
Papo com realizadores de eventos literários sobre a sustentabilidade de feiras, festas e encontros. Sérgio Vaz, escritor e fundador da Cooperifa, idealizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e Daniela Correa, realizadora da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga, com mediação de Márcia Moura, realizadora do evento cultural Ligação.
Dia 17, quinta, 16h30. Circo. Grátis. Livre
A BIBLIODIVERSIDADE DAS LETRAS
Com Auritha Tabajara, Paulo Lins e Victor Narezi
Bibliodiversidade é um conceito que reconhece a pluralidade, a liberdade editorial e a diversidade cultural de publicações. O bate-papo propõe refletir sobre o tema com a presença da escritora e cordelista indígena Auritha Tabajara; Paulo Lins, roteirista, escritor de Cidade de Deus, pesquisador negro que relata a vida nas favelas do Rio de Janeiro, e Victor Narezi, autor de livros infantis, homem LGBTQIAPN+, educador, curador artístico e contador de histórias.
Dia 17, quinta, 19h30. Circo. Grátis. Livre
A PRODUÇÃO DE LIVROS E AS NOVAS GERAÇÕES
Com Guilherme Tauil, Lucas Afonso e Vana Campos
O bate-papo propõe pensar sobre a produção literária e a relação com as novas gerações, com a participação de Vana Campos, escritora, ilustradora e editora chefe na Cachecol Editora; Guilherme Tauil, autor, editor, curador literário e pesquisador; e Lucas Afonso, arte-educador que é MC, campeão do Slam Brasil 2015 e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias 2016, na França.
Dia 18, sexta, 10h30. Circo. Grátis. Livre
VOZES DELAS NA LITERATURA
Com Mel Duarte, Mídria e Elizandra Souza
Conversa sobre a conquista da voz feminina na literatura com as mulheres poetas: Mel Duarte, cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural; Mídria, poeta, cientista social e slammer que organizou o USPerifa; e Elizandra Souza, escritora, editora e poetisa, com livros lançados e projetos que giram em torno de literatura, poesia e música.
Dia 18, sexta, 14h. Circo. Grátis. Livre
DE REPENTE UMA RIMA: A VOZ DO POVO
Com Klevisson Vianna, Moreira de Acopiara e Dayane Rocha
Rima, poesia e a voz do povo são os temas do debate entre os escritores e cordelistas Klevisson Viana, Moreira de Acopiara e a poeta Dayane Rocha – atuante na mesa de glosas. A proposta é pensar sobre a poética das bordas, as temáticas da poesia popular e a diversidade presente na literatura produzida em todo Brasil, com boas pitadas de poesia para o desfrute do público.
Dia 18, sexta, 16h30. Circo. Grátis. Livre
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS LITERÁRIOS
Com Edmundo Carvalho e Vanderléia Barboza
Quais são as políticas públicas existentes na região para a realização de eventos literários? Esta será a pauta da conversa com Vanderléia Barboza, gestora do Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno, organizadora da Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura, Festa Literária de São Bento do Sapucaí (SP) e Edmundo Carvalho, realizador da Festa Literária de Silveiras (SP).
Dia 19, sábado, 11h. Circo. Grátis. Livre
PARA CADA LIVRO O SEU LEITOR
Com Emerson Alcalde, Alexandre Gennari e Mirian Cris
Bate-papo sobre livros e leitores para discutir a diversidade possível no campo da escrita e dos públicos leitores, com Emerson Alcalde, arte-educador, ator e escritor; Alexandre Gennari, escritor, roteirista, jornalista e cineasta; e Mirian Cris, escritora, luthier, pesquisadora da cultura popular e violeira.
Dia 19, sábado, 14h. Circo. Grátis. Livre
ESCRITAS FEMININAS, FEMINISTAS E FILOSÓFICAS
Com Carla Akotirene e Márcia Tiburi
Uma conversa filosófica sobre a arte da escrita com Carla Akotirene e Márcia Tiburi, pesquisadoras feministas que discutem em suas obras temas pertinentes para a desconstrução do patriarcado, a construção da equidade de gênero e as interseccionalidades presentes em nossa sociedade.
Dia 19, sábado, 16h30. Circo. Grátis. Livre
GESTÃO DE FEIRA LITERÁRIA: DA CURADORIA À REALIZAÇÃO
Com Aline Damásio e Reynaldo Damazio
Este encontro tem como foco os processos de curadoria e a execução de feiras e eventos literários. A proposta envolve realizadores de eventos de médio e grande porte em diversas cidades da região. Com a presença de Aline Damásio, Secretária de Cultura de Guaratinguetá, responsável pela Festa Literária de Guaratinguetá, que acontece há várias edições, e Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, em São Paulo.
Dia 20, domingo, 11h. Circo. Grátis. Livre
VOZES DA ANCESTRALIDADE E A LITERATURA
Com Cristino Wapichana, Cidinha da Silva e Allan da Rosa
O encontro propõe refletir sobre as interconexões entre passado e presente, promovendo um diálogo enriquecedor entre autores que representam vozes ancestrais fundamentais na cultura e literatura brasileira. Cidinha da Silva, Allan da Rosa e Cristino Wapichana trarão à tona a diversidade das vozes indígenas, negras e de homens e mulheres que hoje marcam a literatura contemporânea.
Dia 20, domingo, 14h. Circo. Grátis. Livre
Espetáculo
SARAUZIM
Com Rodrigo Ciríaco e grupo
Sarauzim é uma apresentação poética que convida o público a ouvir poesias recitadas por crianças: é a festa da poesia para a garotada. Rodrigo Ciríaco é educador, escritor e produtor cultural. Autor de cinco livros, entre eles Te Pego Lá Fora, Vendo Póesia e do infantil Vovó virou Semente, é fundador da Casa Poética e da Pedagogia dos Saraus.
Dia 20, domingo, 16h30. Circo. Grátis. Livre
Show
JOSÉ PAES DE LIRA CANTA LIRINHA
Show de 35 anos de carreira do poeta, compositor e intérprete José Paes de Lira. Conhecido como Lirinha, ele vem acompanhado de multi-instrumentistas, e incorpora canções fundamentais de sua carreira, recriações do seu trabalho na banda Cordel do Fogo Encantado, músicas e poemas de seus álbuns solo, além de composições de outras bandas e solistas contemporâneos. A banda é formada por José Paes de Lira (voz), Dizin (guitarra e voz), Rogê Victor (contrabaixo e voz) e Erick Chapa (bateria e voz).
Dia 19, sábado, 20h. Ginásio. Sem assentos. 16 anos. Ingressos à venda.Preços: R$ 60 (Inteira), R$ 30 (Aposentados, Maior de 60 anos, Pessoa com Deficiência, Estudante e Servidor de Escola Pública, com comprovante) e R$ 18 (Credencial Plena).
Saiba mais em sescsp.org.br/taubate
O Sesc Taubaté está localizado na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (12) 3634-4000.