Em homenagem aos 50 anos de atividade no município, o Rotary Club de Ilhabela realizou o plantio de um Ipê Branco na tarde desta quinta-feira (10) em frente à Praça Elvira Storace, no Perequê.
A ação simbólica marca o compromisso da instituição com as ações ambientais na cidade e outras 49 mudas ainda serão plantadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em locais públicos, uma para cada ano de atuação da entidade.
A organização ainda tem uma extensa programação de atividades ao longo do mês de outubro, concluindo com uma festa comemorativa no dia sábado 26 de outubro, no Esporte Clube de Ilhabela.
O do Ipê Branco simboliza a Paz no mundo e contou com a participação da Governadora Alcione Viana, do distrito 4571 do Rotary Internacional, que engloba as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo e parte do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital carioca.
Todas as árvores que serão plantadas, assim como o Ipê Branco, são nativas da Mata Atlântica e cultivadas pelo Viveiro Municipal “Aroeira”, que desenvolve o serviço de manutenção dos espaços verdes e paisagismo da cidade, além de atividades socioeducativas.
“Esta quinta-feira foi um dia especial para o Rotary e para Ilhabela, marcando os 50 anos de atividade da instituição na cidade e que está presente em todas as nossas ações educativas e ambientais”, reforçou a Engenheira Florestal e Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Freire.
Os representantes do Rotary ainda visitaram organizações e projetos apoiados pela instituição, como a escola de marcenaria do Centro de Formação Profissional José Serra, gerido pelo Fundo Social de Ilhabela e o Projeto Viva a Vida, onde foram distribuídos brinquedos arrecadados em ação solidária para comemorar o Dia das Crianças.
O Rotary Club é uma organização humanitária internacional que atua em diversas áreas. Em Ilhabela é presidido atualmente por Mariano Vittori e reúne voluntários que dedicam seu tempo para ajudar o próximo.
“Integramos uma rede mundial com 1,4 milhão de voluntários presente em quase 200 países, atuando em áreas como saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico e defesa da paz, procurando sempre soluções que possam melhorar a vida de todos “, enfatiza o presidente.
O Rotary Club de Ilhabela foi criado em 23 de outubro de 1974. O Clube padrinho foi o Rotary Club de São Sebastião, que convidou e apoiou para a fundação do Clube de Ilhabela os Srs. Sérgio Pereira de Araújo que foi seu primeiro Presidente, Gilson Tangerino, José de Assis Figueira, Luis Carlos Ribeiro, Willy Werner, Mario Romero e Jean Bernard, que frequentavam o Clube de São Sebastião, mas residiam em Ilhabela.