
O Halloween, data muito tradicional nos Estados Unidos, tem ganhado, a cada ano, mais força no Brasil e já deixou de ser uma comemoração apenas nas escolas de idiomas.
As festas das bruxas agora também são realizadas nas residências, clubes e condomínios, movimentando o comércio de decoração, fantasias e doces.
Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté), as lojas desses setores esperam um aumento de 10% nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado.
“Os brasileiros estão aproveitando mais a data para se divertir. A cada ano que passa vemos mais famílias, escolas, clubes e condomínios comemorarem o Dia das Bruxas que, há anos, deixou apenas de ser uma festa das das escolas de inglês. E isso foi bom para o comércio”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
De acordo com o Sincovat, a expectativa de aumento está baseada no movimento das outras datas comemorativas do ano.
Além disso, as vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral atingiram R$ 32,2 bilhões no 1º semestre de 2024, crescimento real de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a maior cifra já registrada para um 1º semestre desde o início da série histórica em 2008.