Marinha realiza a Operação Furnas 2024 em Minas Gerais

Os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, além de dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas

Base Aérea Expedicionária (BAE). (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil (MB) realizará entre os dias 16 e 20 de outubro exercícios no Lago de Furnas. A Operação Furnas 2024, que conta com mais de 1.000 Fuzileiros Navais, é um dos maiores treinamentos militares em Minas Gerais. Os exercícios serão executados com o emprego de Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, além de dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária da Força.

O propósito do exercício é possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) integradas aos meios aéreos e embarcações da MB em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências com a participação de outros órgãos Estaduais e Municipais. A atuação da FFE na região contribui para uma maior presença da Marinha nas áreas do entorno do Lago de Furnas.

As atividades desenvolvidas durante a Operação Furnas 2024 contarão com ações relacionadas às Operações Ribeirinhas e ao desdobramento de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Reação Rápida. Nesse caso, serão desenvolvidos treinamentos de Ajuda Humanitária, Assalto Ribeirinho, Transposição de Curso d´Água, além de missões de combate envolvendo aeronaves da Marinha.

Será ainda conduzido pelo Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra um Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, reunindo agências correlatas do Estado de Minas Gerais. O evento tem como objetivo promover o conhecimento mútuo sobre as capacidades e limitações das instituições envolvidas e incrementar a cooperação em Ações de assistência humanitária, visando soluções preventivas e respostas eficazes em situações de potenciais desastres na região.

A Operação Furnas 2024 contará com a participação de representantes da Alemanha, Argentina, Camarões, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Itália, México, Nigéria, Países Baixos e Peru. A presença dos observadores estrangeiros promove a troca de experiências com as forças parceiras além do fortalecimento dos laços de amizade.

Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em operação no Lago de Furnas. (Foto: Marinha do Brasil)

Estarão presentes na Operação Furnas 2024, nos dias 17 e 18 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; o ComandanteGeral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto e o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, entre outras autoridades.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A MB está presente no Mar de Minas porque se trata de uma região estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo, banhando 34 municípios e com um volume de água quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro corresponde a quase metade do litoral brasileiro e oferece um ambiente propício para atividades que integram mar, ar e terra, conciliando o uso de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais.

Viatura Piranha em operação na região de Prainha. (Foto: Marinha do Brasil)

Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e áreas interiores, como por exemplo, a região de Furnas. A presença da Força Naval é importante para ampliar a segurança aquaviária da região e zelar pela preservação ambiental de um dos principais pontos turísticos do estado de Minas Gerais, o Lago de Furnas. A Delegacia de Furnas, subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade fluvial da cidade de São José da Barra. Ela sempre atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.

A MB está presente também na região através da Base Aérea Expedicionária (BAE), localizada no antigo aeroporto de Furnas, em São José da Barra. A BAE, ativada no ano de 2022, conta com uma pista de 1.700m de comprimento por 30m de largura, além de um hangar e uma torre, dispondo também de um destacamento de Fuzileiros Navais.

Botão Voltar ao topo