NAP Pasin promove participação dos pais e fortalecimento de vínculo familiar

O projeto foi conduzido pela psicóloga junto à equipe multidisciplinar composta pela fonoaudióloga Christiane Menandro, pedagoga Andréia Mota e a corresponsável pelo Núcleo, Flávia Farath

(Foto: divulgação/PMP)

A equipe do NAP Triagem Governador Mário Covas (Pasin) realizou, de 20 de agosto a 8 de outubro, o projeto Escola de Pais aos responsáveis pelos alunos dos CMEIs Professora Valdira Morgado (Mantiqueira) e Maria Aparecida Gomes (Pasin). Ao todo, 19 pais participaram ativamente de uma série de oito encontros, que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento do vínculo familiar.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma demanda observada pela psicóloga Valdete Ferreira, que identificou, durante entrevistas com as famílias, uma série de dúvidas e incertezas em relação à criação e educação dos filhos. De acordo com ela, os pais relataram dificuldades em estabelecer limites e transmitir valores adequados, o que motivou a criação de um espaço para orientações e troca de experiências.

O projeto foi conduzido pela psicóloga junto à equipe multidisciplinar composta pela fonoaudióloga Christiane Menandro, pedagoga Andréia Mota e a corresponsável pelo Núcleo, Flávia Farath.

Os encontros aconteceram na Creche Valdira Morgado, onde a equipe foi gentilmente recebida pela diretora Lucirene Cavalca e demais colaboradores. Foram discutidos temas como obediência: métodos e técnicas, ambiente, comunicação, uso de telas e seus impactos, regulação emocional, manejo da birra, alimentação saudável, desenvolvimento da linguagem e a importância do tempo de qualidade entre pais e filhos.

A corresponsável pelo Núcleo, Flávia Farath, ressaltou que, a cada encontro, os participantes foram recebidos com mimos, dinâmicas divertidas e momentos de confraternização, incluindo o tradicional café, o que ajudou a estreitar os laços no grupo. “Também foram oferecidas tarefas para serem realizadas em casa, estimulando a prática dos conteúdos abordados. Um aspecto marcante do projeto foi seu caráter terapêutico. Com isso, o ambiente de acolhimento proporcionou um espaço seguro para que os pais pudessem refletir sobre seus próprios sentimentos e fortalecer sua confiança no processo de criação dos filhos”, disse Flávia.

No último dia da formação ocorreu a oficina de jogos, onde os pais puderam confeccionar materiais pedagógicos para uso em casa, promovendo, assim, momentos lúdicos em família. Ao final, deram depoimentos emocionados, ressaltando a importância dos encontros e afirmando que já estavam percebendo resultados em casa, especialmente na melhora do comportamento dos filhos e no fortalecimento da relação familiar. Muitos manifestaram o desejo de que o projeto continue no próximo ano.

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Todos receberam um certificado de participação, simbolizando o compromisso e a dedicação ao aprendizado contínuo em busca de uma educação mais consciente e afetuosa.

Para a Secretária de Educação, Luciana Ferreira, “o projeto, conduzido com empenho pela equipe do NAP, reafirma a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento integral de seus filhos, abrindo portas para futuras iniciativas que consolidem essa parceria entre a escola e as famílias”, afirmou.

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