Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia reduções e legislação da Taxa do Lixo para 2025

Prefeitura de Pindamonhangaba realiza força-tarefa para cumprimento orçamentário em final de mandato

Isael Domingues e o secretário de Finanças, Claudio Marcelo Godoy Fonseca. (Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba está implementando uma força-tarefa para garantir o cumprimento orçamentário e a saúde financeira da gestão atual, informou em nota a Comunicação do Executivo.

Com o objetivo de equilibrar as contas e preparar o município para o próximo governo, a administração está adotando medidas rigorosas que visam atender às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, que se aplica a todas as esferas de governo.

Entre as ações tomadas para a redução de gastos estão:
– Proibição de horas extras, exceto em casos de calamidade ou risco iminente de vida.
– Vedação de novas contratações de aprovados em concursos públicos.
– Proibição de férias não acumuladas e de substituições de férias já solicitadas em cargos comissionados.
– Redução ou suspensão temporária de contratos de prestação de serviços.
– Proibição de compras de produtos e serviços sem a devida justificativa e aprovação da Secretaria de Finanças.
– Suspensão da entrega da Cesta de Natal em dezembro. A cesta básica mensal está garantida para todos os servidores público.

As medidas foram anunciadas em reunião conduzida pelo prefeito Isael Domingues, com todos os secretários e adjuntos. Para o Secretário de Finanças, Claudio Marcelo Godoy Fonseca, as medidas são muito importantes e essenciais para evitar que o próximo prefeito assuma com dívidas deixadas pela gestão anterior.

“Devemos agir com responsabilidade fiscal no fechamento das contas da atual gestão. É fundamental manter a folha de pagamento e seus encargos em dia, assim como honrar os compromissos com fornecedores. As despesas que não forem quitadas até o final do ano estarão sujeitas às regras de inscrição em restos a pagar”.

A administração municipal está atenta às orientações do Tribunal de Contas do Estado, tendo em vista que a arrecadação de alguns tributos apresentou déficit, o que justificou a adoção dessas medidas. “Fizemos adaptações para manter o ritmo de obras e investimentos, mas, neste último trimestre, é necessário agir com cautela para não infringir a legislação”, ressaltou o secretário.

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Taxa do Lixo para 2025

Segundo a nota, visando melhorar a arrecadação municipal e atender às determinações de órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura também está apresentando à Câmara de Vereadores propostas de lei que visam fortalecer a gestão financeira para o próximo ano. A primeira delas é a implementação da Taxa de Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, conhecida como “Taxa do Lixo”.

Tabela proposta para cobrança de acordo com metragem do imóvel. (reprodução)

Instituído pelo Governo Federal pela Lei nº 14.026/2020, a nova legislação que atualizou o Novo Marco Legal do Saneamento Básico determina a criação da taxa de coleta e destinação de resíduos sólidos para todos os municípios brasileiros. Todos os proprietários de imóveis — residenciais, comerciais ou industriais estarão sujeitos a essa taxa, cujo valor varia conforme critérios como o tamanho do imóvel.

Segundo a norma federal, ratificada pelo TCE, a não proposição da “Taxa do Lixo” configura em renúncia de receita e, segundo uma Instrução Normativa da Agência Nacional da Água (ANA) de 17 de maio de 2023, a comprovação da aprovação da Taxa do Lixo é elemento condicionante para que os municípios tenham acesso a recursos públicos federais e a contratações de financiamento com recursos da União.

Diversas Ações Diretas de Inconstitucionalidade foram apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou a validade do novo Marco Legal do Saneamento Básico, que entende que o gerador de resíduos é quem deve bancar os serviços de gerenciamento do lixo e não o município. No Vale do Paraíba, quase todas as cidades já aprovaram a nova legislação e Pindamonhangaba é uma das poucas que ainda não efetivou a aprovação da nova taxa.

Atualmente, o município investe R$ 52 milhões nos serviços de manejo e destinação de resíduos. Com a aprovação da nova lei, a expectativa é que seja arrecadado a quantia de R$ 27 milhões. A cobrança da taxa do lixo será lançada no Carnê IPTU 2025 e atingirá cerca de 85 mil imóveis cadastrados (residencial, comercial, industrial, misto e terreno não edificado). O valor varia conforme o tamanho do imóvel, sendo, por exemplo, R$ 8,72 por mês para residência de até 50m² e R$ 43,62 por mês para um imóvel comercial de até 100m² de área construída. Os contribuintes que gozam de isenção de IPTU também serão isentos da cobrança da nova taxa.

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