FLIPINDA 2024 é aberta com homenagem a Balthazar de Godoy Moreira

Loyola Brandão, da ABL, foi o grande destaque do primeiro dia do evento no Armazém da Fazenda

A literatura de Balthazar de Godoy Moreira: um passeio pela alma dos velhos dias de Pindamonhangaba, foi o tema que abriu a Flipinda 2024 com Glória de Godoy Moreira e Juraci de Faria Condé e mediação: Rhosana Dalle. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, Pindamonhangaba deu início à 2ª edição da Festa Literária de Pindamonhangaba (FLIPINDA), celebrada no icônico Armazém da Lagoa, no centro da cidade. O evento, com curadoria e organização da Academia Pindamonhangabense de Letras e da Secretaria de Cultura e Turismo, presta homenagem a Balthazar de Godoy Moreira, renomado poeta e jornalista que fez história na Princesa do Norte com suas obras em vários segmentos.

A abertura oficial contou com apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Abdias Júnior, trazendo o projeto “Euterpe Musicando nas Escolas”, seguida de uma saudação ao homenageado e aos patronos Júlia San Martin Boaventura e Benedito Aércio Bondioli Muassab.

O primeiro dia foi marcado por mesas de debates, intervenções artísticas e lançamentos de livros. Entre os destaques, a mesa “A literatura de Balthazar de Godoy Moreira” trouxe a neta do autor, Glória de Godoy Moreira, e a estudiosa Juraci de Faria Condé, que exaltaram a vida e obra do patrono.

Confira a galeria de fotos do 1º dia

Ainda pela manhã, o jornalista e escritor Carlos Abranches participou da mesa “A Literatura do Sentimento: Quando a Palavra Transforma o Ser Humano”, com mediação de Laureano Guerrero.

Um dos momentos mais aguardados do dia foi a participação do renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras, na mesa “Não Verás País Nenhum”, uma conversa mediada por Joaquim Maria Botelho e José Luiz Gândara Martins, que explorou temas atuais e reflexões sobre o Brasil.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Loyola Brandão, conhecido por suas obras impactantes e seu estilo único, na Flipinda, destacou pontos de sua trajetória e encerrou suas palavras, emocionado, ao contar a história de amor com sua esposa, que começou quando ainda era criança, mas que só se concretizou quando ele tinha 60 anos. É a vida, Loyola!

Segundo dia com diversos atrativos

O segundo dia da FLIPINDA promete continuar com uma programação rica e diversificada. Logo pela manhã, às 8h30, um cortejo cultural abrirá as atividades, seguido de uma intervenção artística com o Grupo Escoteiro Itapeva.

Destaque para a mesa “Literatura e Educação”, que acontece às 9h30, discutindo os desafios da formação leitora das novas gerações. Além disso, mesas sobre clubes de leitura, culturas afroindígenas brasileiras e o impacto da inteligência artificial nas artes também fazem parte da programação, garantindo uma experiência única para todos os presentes.

Após um dia recheado de atrações, a festa literária 2024 se encerra com uma apresentação teatral e uma celebração com a Academia Jovem Pindamonhangabense de Letras.

Abaixo, um resumo da programação. A completa esta neste link.
– 8h30 Cortejo da FLIPINDA – Rute Eliana e Bonecos, Severina Cia de Teatro e Convidados
– 9h30 MESA 5 – Literatura e Educação: desafios da formação leitora das novas gerações
– 10h30 MESA 6 – Clubes de Leitura: as singularidades dos coletivos literários
– 14h MESA 7 – “Múltiplas vozes. Um só mundo”: uma conversa sobre culturas afroindígenas
brasileiras
– 15h MESA 8 – Linguagens Artísticas e IA
– 16h – Apresentação Teatral “Sonhos de uma noite de verão”, de William Shakespeare – Alunos

da NOUS – Escola Noética Da Vinci
– 17h – Encerramento: Anunciando o Futuro – Academia Jovem Pindamonhangabense de Letras

Convite ao público

A FLIPINDA é uma oportunidade única para os amantes da literatura e da cultura em geral. O evento valoriza o patrimônio literário e cultural de Pindamonhangaba, destacando os expoentes do segmento literário sob olhares da Academia Pindamonhangabense de Letras.

Botão Voltar ao topo