publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pescadores de Ubatuba participam de reunião do Programa de Monitoramento

(Foto: Divulgação/PMU)

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Ubatuba participou na manhã desta terça-feira, dia 22, juntamente com pescadores da região, de um bate-papo sobre o Programa de Monitoramento Pesqueiro, com a apresentação de resultados e análises.

A conversa foi conduzida pelo pesquisador coordenador do Monitoramento Pesqueiro, Antônio da Silva e sua equipe.

Os dados apresentados estão disponíveis na plataforma online http://www.propesq.pesca.sp.gov.br, que contém informações essenciais para a gestão pública baseadas em dados estatísticos.

O Programa de Monitoramento Pesqueiro é realizado há mais de 15 anos pelo Instituto de Pesca, órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com o secretário Municipal de Pesca e Agricultura, Leandro Herrera, a plataforma tem se mostrado uma ferramenta de fácil acesso e compreensão.

“Gestores municipais podem acessar dados históricos sobre capturas pesqueiras, espécies predominantes, sazonalidade das atividades e áreas de pesca exploradas. Com essas informações, os municípios podem planejar políticas de fomento à pesca com maior precisão”, destacou.

Herrera ainda ressalta que o sistema fortalece a transparência das ações municipais ao divulgar dados sobre a atividade pesqueira local de maneira acessível à população e permite que tanto os gestores quanto os cidadãos acompanhem o desenvolvimento do setor e as políticas implementadas.

“Os dados também são valiosos para a pesquisa acadêmica, servindo como base para estudos que buscam novas práticas de manejo sustentável.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A plataforma ainda promove o uso de tecnologias e processos mais eficientes que conciliam a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico do setor pesqueiro”, finalizou o secretário.

Botão Voltar ao topo